
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na quinta-feira (16), a “Operação Coroa”, uma grande ação de combate ao narcotráfico e à lavagem de dinheiro que resultou na prisão de oito pessoas nas cidades de Nova Canaã, Itabuna e Uruçuca.
A operação foi coordenada pela 21ª Coorpin/Itapetinga, com apoio das equipes de Vitória da Conquista e Itabuna.
O principal alvo, o chefe da organização criminosa, foi preso em Uruçuca. Identificado como A. P. A. S., de 43 anos, e conhecido pelos apelidos “Coroa” ou “João”, ele usava tornozeleira eletrônica e deveria estar na cidade de Itabuna, como parte de um benefício de liberdade provisória por um processo anterior de tráfico de drogas.
A operação cumpriu 10 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão. Ao todo, oito pessoas foram presas: cinco em Nova Canaã, duas em Itabuna e o líder em Uruçuca. As investigações, que duraram cerca de três meses, conseguiram mapear a hierarquia do grupo, identificando desde o líder até os fornecedores e distribuidores de drogas e armas na região de Nova Canaã.
Durante a ação, que contou com a participação de aproximadamente 40 policiais civis, foram apreendidos 15 aparelhos celulares. Os dispositivos serão periciados para a extração de dados que possam levar a novos desdobramentos da investigação. A Polícia Civil também identificou movimentações financeiras suspeitas, compatíveis com a prática de lavagem de dinheiro.
A Polícia Civil da Bahia reiterou seu compromisso no combate sistemático ao crime organizado no estado.




