Após fortes chuvas, Prefeitura de Conquista vistoria obras e afirma que danos foram mínimos

Na tarde desta segunda-feira (20), a prefeita Sheila Lemos, acompanhada de secretários e equipes técnicas, visitou pontos estratégicos de Vitória da Conquista para avaliar os impactos das chuvas que atingiram a cidade desde o fim de semana. A avaliação do governo é que, apesar do grande volume de água, as obras de prevenção e macrodrenagem foram eficientes e evitaram danos significativos.

A comitiva esteve em locais como a Avenida Brumado, o canal do bairro Panorama e a Avenida Francisco Sabino, no Vila América, que recebem grandes obras de infraestrutura.

Segundo a prefeita Sheila Lemos, o investimento em macrodrenagem nos últimos anos foi crucial para que a cidade suportasse bem o temporal. “No passado, uma chuva como essa, bairros como o Panorama e o Bateias II estariam completamente danificados. Hoje, depois desse trabalho de prevenção, não tivemos nenhuma intercorrência grave nesses locais”, destacou a gestora, citando os avanços do programa Acelera Conquista.

Na Avenida Brumado, foi registrado um transbordamento no antigo canal, que já está sendo substituído por uma estrutura maior e mais robusta. Paulo Rocha, diretor-presidente da Emurc, explicou que a situação era esperada. “O canal antigo não resistia a esse volume de água, e por isso está sendo construída essa estrutura muito mais robusta.

Não houve dano à obra, que vai prosseguir normalmente assim que o tempo permitir”, afirmou.
No bairro Panorama, a limpeza prévia do canal evitou maiores transtornos. No entanto, na Rua A, uma cratera se abriu em um local onde a Embasa realizou um reparo na rede de esgoto e não refez o asfalto. A Prefeitura informou que notificará a empresa para que a via seja consertada.

As equipes municipais seguem monitorando a situação e os trabalhos de limpeza e reparos pontuais já foram iniciados.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC)