Crueldade: Morador relata que cachorro foi baleado na cabeça na zona rural de Conquista; casos são recorrentes

Um morador da região do Retiro, na zona rural de Vitória da Conquista, viveu momentos de terror na manhã do último domingo (19) ao ter seu cachorro atingido por um tiro de chumbinho na cabeça. Em relato enviado ao Blog do Léo Santos, o tutor do animal afirmou ter ouvido claramente de onde veio o disparo, indicando a presença de alguém armado e atacando animais na localidade.

Segundo o morador, este não é um incidente isolado. Gritos de animais feridos e o som de disparos são ouvidos com frequência na região, sugerindo que outros cães e animais podem estar sendo vítimas da mesma crueldade.

“A bala é pequena, mas o incidente é grave e coloca em risco outros animais da região. Sempre dá pra ouvir o barulho dos disparos e gritos dos animais, pois esse não é o primeiro caso”, desabafou o morador.

O ato de atirar em animais é crime. A Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), com as alterações da Lei nº 14.064/20, prevê pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda para quem pratica maus-tratos contra cães e gatos.

A comunidade do Retiro e protetores de animais da região pedem uma investigação por parte das autoridades competentes, como a Polícia Civil e a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), para identificar e punir o autor dos disparos. A preocupação é que, sem uma ação efetiva, essa violência continue e mais animais sejam feridos ou mortos.

Qualquer informação que possa levar ao autor dos disparos pode ser denunciada anonimamente à polícia.