OPERAÇÃO USURARIUS: Polícia Civil investiga empresário por agiotagem, extorsão e fraude em licitações em Vitória da Conquista

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30), a “Operação Usurarius” em Vitória da Conquista, para cumprir mandados de busca e apreensão contra um empresário de 55 anos investigado por um complexo esquema criminoso. O alvo é suspeito de praticar extorsão, agiotagem, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e fraudes em licitações com diversas prefeituras no estado.

De acordo com a Polícia Civil, a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais do investigado, localizados nos bairros Ipanema, Boa Vista e Urbis 6.

As investigações começaram após a denúncia de uma das vítimas, um idoso de 72 anos, que relatou ter pego um empréstimo com o investigado. Segundo o denunciante, o suspeito, que é agiota, o ameaçou de morte com uma arma de fogo para forçá-lo a aceitar juros extorsivos. A polícia também descobriu que o investigado possui três CPFs diferentes em seu nome.

Além da agiotagem, as apurações revelaram que o empresário, que atua no ramo de postos de combustível, é proprietário de empresas de fachada que participam de licitações fraudulentas. O esquema envolveria o direcionamento de concorrências, superfaturamento e o pagamento de propinas para vencer contratos de serviços públicos, supostamente com a conivência de prefeitos que montavam licitações viciadas.

A operação de hoje contou com a participação de 30 policiais civis. Foram apreendidos diversos aparelhos eletrônicos, como celulares, computadores, tablets e pen drives, que serão periciados para aprofundar as investigações. A Polícia Civil informou que haverá atualizações sobre o caso no decorrer do dia.

FONTE: Polícia Civil da Bahia