
Um pedaço da história de Vitória da Conquista está literalmente vindo abaixo. O prédio de 104 anos que abrigou a primeira delegacia da cidade, localizado no bairro Alto Maron, está desmoronando, oferecendo grande risco para quem passa pelo local. Na manhã desta sexta-feira (31), a Defesa Civil isolou a área, mas o problema é antigo e a solução, que deveria vir do Governo do Estado, proprietário do imóvel, nunca chegou.
Em entrevista ao Blog do Léo Santos, Gabriel, da Defesa Civil, desabafou sobre a situação. Ele relatou que o órgão municipal vem notificando o governo estadual sobre os riscos iminentes desde o final do ano passado, mas não obteve nenhuma resposta. O que começou com problemas na cobertura, evoluiu para o desprendimento de reboco e culminou com a queda de parte de uma calha nesta semana, o que forçou a interdição da rua.
A gente já vem apresentando notificações ao governo do estado desde o final do ano passado. Essa semana ficou bem grave e aí a gente promoveu o isolamento.
Tornamos a notificar, buscamos até o apoio da Polícia Civil, mas não temos tido uma devolutiva, explicou Gabriel, demonstrando a frustração do órgão municipal. A gente não pode mais esperar pelo governo do estado, completou.
A situação é ainda mais grave pois, segundo apurado, já existia um pedido para a demolição do prédio, que agora desmorona por conta própria, vítima do abandono. Enquanto um patrimônio histórico da cidade se perde, a Defesa Civil faz o que pode para garantir a segurança da população, monitorando a estrutura e mantendo a área isolada.




