PESQUISA REVELA: Quase 90% dos moradores de favelas do Rio apoiam megaoperação da polícia

Uma pesquisa do instituto AtlasIntel, divulgada nesta quinta-feira (31), trouxe um dado surpreendente sobre a megaoperação policial realizada nos complexos da Penha e do Alemão: 88% dos moradores de favelas da cidade do Rio de Janeiro apoiam a ação. O levantamento revela um forte respaldo da população mais afetada pela violência, mesmo diante das críticas de entidades de direitos humanos sobre o elevado número de mortos.

A pesquisa, realizada entre os dias 29 and 30 de outubro, ouviu 1.527 pessoas na cidade do Rio e 1.089 no restante do Brasil. O apoio à operação entre os cariocas em geral também é alto, chegando a 62%. No cenário nacional, a aprovação é de 55,2%, enquanto 42,3% desaprovam a ação.

O estudo também mediu a percepção sobre o uso da força policial. Para 62% dos moradores do Rio e 53% dos brasileiros, o grau de violência empregado foi adequado. O alto nível de conhecimento sobre o caso também chama a atenção: 99% dos entrevistados na capital fluminense se disseram “bem informados” sobre a operação.
A maioria da população também é favorável a novas ações semelhantes. No Rio, 62% apoiam a realização de futuras megaoperações, número que fica em 56% no restante do país. Apesar do forte apoio, quase 60% dos brasileiros acreditam que a operação teve também motivações políticas.

A pesquisa AtlasIntel também avaliou o desempenho dos governantes na área da segurança pública. Na cidade do Rio, o presidente Lula tem o seu desempenho reprovado por 59% dos entrevistados, enquanto o governador Cláudio Castro é reprovado por 45%.

Os dados mostram o impacto direto da criminalidade na vida dos cariocas: 81% afirmam sentir medo no dia a dia, e 83,8% consideram que o nível de criminalidade está piorando.

No restante do Brasil, a maioria (56,9%) diz não sentir medo. Mesmo com o medo relatado, 53,3% dos moradores do Rio acreditam que a operação terá um impacto positivo na segurança pública.