Governo de Trump elogia operação no Rio, lamenta morte de policiais e oferece ajuda no combate ao tráfico

Em um ato de diplomacia direta com o estado, o governo dos Estados Unidos, sob a administração de Donald Trump, enviou uma carta oficial ao secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, nesta terça-feira (4/11).

No comunicado, o governo americano se colocou à disposição para qualquer apoio necessário no combate ao tráfico de drogas.

A carta surge na esteira da megaoperação realizada contra o Comando Vermelho nos complexos da Penha e do Alemão. Diferente das críticas recebidas por parte do governo federal brasileiro, a gestão de Trump elogiou a atuação das forças de segurança do Rio de Janeiro.

O governo americano também lamentou formalmente a morte dos quatro policiais que tombaram no cumprimento do dever durante a operação.

A notícia, compartilhada em redes sociais, gerou reações imediatas, como a do Delegado Felipecuri, que comentou: Que diferença! Enquanto isso, no Brasil… A postagem evidencia o contraste entre o apoio oferecido por uma nação estrangeira e o atrito político interno ocorrido após a ação policial.