
Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), está marcando presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), realizada em Belém do Pará. A participação visa o intercâmbio de experiências, a visibilidade de projetos locais e a captação de recursos.
A secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, que está em Belém desde a abertura da COP, no dia 10, destacou a relevância do evento. É um momento propício, de grande relevância para profissionais da área ambiental. Consideramos fundamental a representação do município de Vitória da Conquista aqui presente.
Muitos outros municípios demonstraram interesse em participar, mas não obtiveram sucesso, e nós conseguimos. A comitiva é formada também pela engenheira Florestal Ana Luísa Leite e pelo assessor especial Diego Gomes.
A secretária ressaltou que a COP 30 é uma oportunidade única para colocar o município em um palco mundial, mostrando os bons projetos ambientais de Conquista e, ao mesmo tempo, aprendendo com as práticas de outros lugares.
Um dos pontos altos da participação foi o acompanhamento de uma palestra sobre o programa Adapta Cidades, do Ministério do Meio Ambiente. Vitória da Conquista foi selecionada como um dos 10 municípios da Bahia para integrar o projeto, que visa fortalecer a resiliência municipal frente às mudanças climáticas.
Na COP 30, a palestra sobre o programa foi ministrada pela conquistense Inamara Melo, diretora de Políticas para a Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima na Secretaria Nacional de Mudança do Clima. O programa garantirá que uma equipe de Conquista passe por treinamento e participe da elaboração do plano de adaptação à mudança climática do município.
Além dos debates sobre resiliência e captação de recursos, a Semma também teve um foco especial em Arborização Urbana.

Fonte: PMVC




