Bahia registra queda de 42% nas mortes violentas, SSP atribui resultado a operações contra facções

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) divulgou um balanço positivo das ações contra o crime organizado. Segundo a pasta, a intensificação das operações nos últimos 30 dias levou a uma redução de 42% no número de mortes violentas (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte).

Essa queda expressiva foi registrada pela Polícia Civil já na primeira semana de novembro.
O Policiamento Orientado pela Inteligência (POI) também focou na descapitalização dos grupos criminosos. As Operações Primus e Freedom, com ações na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, resultaram no bloqueio de R$ 6 bilhões provenientes do tráfico de drogas e armas.

Além do impacto financeiro, o combate nos últimos 30 dias também apreendeu um arsenal de guerra, incluindo vinte fuzis, submetralhadoras, espingardas, pistolas, granadas e munições. Essas ações ocorreram em Salvador, no Recôncavo e no Extremo Sul.

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, afirmou que o Estado continuará firme contra os criminosos. Ele disse que não será permitido que integrantes de facções tentem subjugar o Estado, nem que grupos criminosos violentem as comunidades. Werner destacou que, com o Policiamento Orientado pela Inteligência (POI) e com ações sempre pautadas pela legalidade, o cerco seguirá se fechando contra as facções.

Werner também reforçou o papel da população. Ele lembrou que informações que auxiliem as Forças da Segurança Pública podem ser enviadas através do telefone 181 (Disque Denúncia) e que o anonimato é garantido por lei. O secretário completou dizendo que polícia e população estão do mesmo lado.