
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19/11), a Operação Venezuela, com o objetivo de desarticular e investigar uma organização criminosa transnacional especializada na prática de crimes financeiros, suspeita de movimentar um montante aproximado de R$ 9 milhões, oriundos de atividades ilícitas relacionadas àimigração ilegal de estrangeiros pela fronteira norte do país e ao tráfico de drogas.
Conforme apurado durante as investigações, o esquema criminoso funcionava por meio da utilização de pessoas interpostas (“laranjas”), que eram cooptadas e cediam suas contas bancárias para o trânsito de valores milionários, com o objetivo de promover a dissimulação da origem ilícita dos recursos, bem como ocultar a identidade dos reais destinatários e beneficiários.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Especializada em Lavagem de Capitais da Justiça Federal em Salvador/BA.
A ação policial foi desencadeada nas cidades de Boa Vista/RR e Curitiba/PR, onde os investigados atualmente residem e exercem suas atividades comerciais. Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro.




