Martelo batido: Moraes determina início do cumprimento da pena de Bolsonaro, ex-presidente ficará na PF em Brasília

O cenário político brasileiro teve mais um capítulo decisivo nesta terça-feira (25). O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou oficialmente o início do cumprimento da pena do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão em regime inicial fechado. A condenação refere-se ao caso da “trama golpista”, onde o ex-presidente foi acusado de liderar uma organização criminosa com o objetivo de impedir a posse do presidente Lula e subverter o Estado Democrático de Direito.

Segundo a decisão do ministro, Bolsonaro deverá permanecer na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Vale lembrar que ele já se encontrava no local, preso preventivamente, desde o último sábado (22). Agora, a detenção passa a ter caráter de cumprimento definitivo de pena.

Em trecho da decisão, Moraes foi enfático: Determino o início do cumprimento da pena de Jair Messias Bolsonaro, em regime inicial fechado, da pena privativa de liberdade de 27 anos e três meses, sendo 24 anos e nove meses de reclusão (em regime fechado) e dois anos e seis meses de detenção.

A sentença havia sido proferida pela Primeira Turma do STF em setembro deste ano, marcando um momento histórico na justiça brasileira.