
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta quarta-feira (10), a Operação Orion Scorpii, uma grande ofensiva contra o comércio ilegal de armas e munições. Até o momento, oito pessoas foram presas e 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
Coordenada pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) e pelo Draco, a ação visa desarticular uma organização criminosa responsável pela distribuição clandestina de armamentos no estado.
A operação acontece de forma simultânea em diversas cidades. Na Bahia, os mandados estão sendo cumpridos em Vitória da Conquista, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Brumado, Itapetinga, Jequié e Teixeira de Freitas. A ação também se estende aos estados de Minas Gerais (Montes Claros e Itaipé) e Goiás (Goiânia).
Durante as diligências, as equipes apreenderam um arsenal que inclui fuzil, pistolas, revólveres e rifles, além de carros, dinheiro e uma grande quantidade de munições. Todo o material está vinculado ao esquema ilegal investigado.
A operação mobiliza cerca de 120 policiais e conta com o apoio da Rede Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim), do Ministério da Justiça, integrando forças estaduais e federais no combate ao crime organizado.

Por Léo Santos




