
A última sessão ordinária de 2025 da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista foi marcada por uma notícia histórica para o município: a implantação da TV Câmara, que começará a operar em 2026, ampliando a transparência e o acesso da população às atividades do Poder Legislativo.
O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, Ivan Cordeiro, durante a sessão, após a confirmação da adesão ao Programa Brasil Digital, do Ministério das Comunicações. O termo de adesão foi oficializado por meio de publicação no Diário Oficial da União, envolvendo o Ministério das Comunicações e a Fundação Paulo Jackson. O documento foi assinado pelo Ministro Frederico de Siqueira Filho, e pela diretora da Fundação Paulo Jackson, Michele Gramacho Motta.
O acordo, assinado em 16 de dezembro de 2025, tem como objeto a disponibilização de espaço físico para a instalação de uma estação de televisão digital no município de Vitória da Conquista. A vigência do termo é por prazo indeterminado, enquanto durar a execução do serviço de transmissão de TV digital (GTVD ou RTVD) na localidade, por meio dos equipamentos instalados na estação.
Durante a sessão, também foi reproduzido um áudio enviado por Michele Gramacho, diretora-geral da Fundação Paulo Jackson, celebrando a conquista. Na mensagem, ela destacou que Vitória da Conquista passa a integrar o grupo de municípios contemplados com o sinal aberto de televisão digital por meio do programa Brasil Digital.
Segundo Michele Gramacho, a autorização assinada pelo Ministério das Comunicações torna oficial a chegada da estação de TV digital ao município, levando a programação da TV ALBA para Vitória da Conquista, que se soma aos 133 municípios baianos já atendidos com sinal digital aberto. Ela ressaltou ainda que, em breve, a Câmara Municipal também contará com sua própria emissora, transmitindo as atividades parlamentares.
A diretora enfatizou que a implantação da TV Câmara representa um avanço significativo na comunicação pública, ao aproximar a população do Parlamento e fortalecer o compromisso com a transparência. Michele Gramacho agradeceu a parceria com o presidente da Câmara, Ivan Cordeiro, e parabenizou o diretor de Comunicação da Casa, Fábio Sena, destacando a importância da iniciativa para ampliar o acesso à informação e ao conteúdo de qualidade.
Com a chegada da TV Câmara, Vitória da Conquista dá um passo importante na democratização da informação e no fortalecimento da cidadania, permitindo que a população acompanhe de forma direta e acessível os debates, projetos e decisões do Legislativo municipal.
Por Andréa Póvoas




