
A última sessão ordinária de 2025 da Câmara de Vereadores, realizada nesta sexta-feira (19), entrou para a história com um anúncio aguardado há tempos: a implantação da TV Câmara de Vitória da Conquista. A novidade foi comunicada pelo presidente da Casa, Ivan Cordeiro, após a confirmação oficial da adesão ao Programa Brasil Digital, do Ministério das Comunicações.
A autorização para o funcionamento da emissora já foi publicada no Diário Oficial da União, selando a parceria entre o Ministério e a Fundação Paulo Jackson. O documento, assinado em 16 de dezembro pelo Ministro Frederico de Siqueira Filho e pela diretora da Fundação, Michele Gramacho Motta, garante a estrutura para a transmissão de sinal digital no município.
A partir de 2026, a população conquistense terá acesso ao sinal aberto da TV digital, que inicialmente retransmitirá a programação da TV ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia) e, em breve, contará com a programação local da TV Câmara. Isso significa que os debates, votações e projetos dos vereadores poderão ser acompanhados de forma direta e transparente dentro de casa, democratizando o acesso à informação.
Durante a sessão, foi reproduzido um áudio da diretora Michele Gramacho, celebrando a inclusão de Vitória da Conquista no grupo de municípios com sinal digital aberto. Ela parabenizou a gestão de Ivan Cordeiro e o trabalho do diretor de Comunicação da Câmara, Fábio Sena, destacando que a iniciativa é um avanço gigantesco para a cidadania e transparência pública.
Por Léo Santos




