
O início de um novo ano costuma ser marcado por mensagens de esperança planejamento e otimismo. No entanto em meio a esse clima até mesmo expressões populares acabam ganhando contornos políticos e provocando debates nas redes sociais.
As lojas Havan lançaram recentemente a campanha Comece o ano com o pé direito. A frase bastante comum no vocabulário popular passou a ser interpretada por parte do público dentro do cenário de polarização política que domina o debate nacional. Nas redes sociais internautas associaram a expressão a posicionamentos ideológicos ligados à direita o que acabou gerando críticas comentários e discussões.
Dias antes uma campanha publicitária com a atriz Fernanda Torres também repercutiu ao utilizar expressão semelhante. O conteúdo que não tinha cunho político acabou sendo levado para esse campo por interpretações do público reforçando o ambiente de disputa narrativa presente atualmente no país.
O episódio mostra como a polarização política tem ultrapassado o debate institucional e eleitoral alcançando a publicidade a linguagem cotidiana e até expressões culturais utilizadas há décadas. Termos simples que sempre fizeram parte do dia a dia agora passam a ser analisados sob lentes ideológicas.
Especialistas em comunicação avaliam que esse cenário faz com que empresas artistas e formadores de opinião sejam inseridos em discussões políticas mesmo quando a intenção inicial é apenas comercial ou cultural.
Com isso o começo do ano que tradicionalmente simboliza renovação acaba sendo marcado por debates ideológicos evidenciando como a política tem ocupado praticamente todos os espaços da vida pública brasileira.
Por Léo Santos




