
Esta segunda-feira, dia 2, marca o início de uma mudança importante para a segurança bancária de todos os brasileiros. Os bancos de todo o país devem adotar, de forma imediata, as novas regras de segurança do PIX, que chegam com o objetivo principal de facilitar a recuperação de valores perdidos por vítimas de fraudes, golpes ou coação.
A principal alteração é a entrada em vigor obrigatória da versão 2.0 do Mecanismo Especial de Devolução, conhecido como MED. Essa ferramenta foi aprimorada para viabilizar a restituição do dinheiro de forma mais eficaz em casos de falhas operacionais ou crimes financeiros.
Uma das novidades que promete ter maior impacto no combate ao crime é o bloqueio automático de contas. Antes dessa atualização, quando uma denúncia de fraude era feita, havia um processo de análise que podia levar tempo. Agora, a regra é mais rígida: a conta que receber uma denúncia de fraude será bloqueada imediatamente, impedindo que o criminoso movimente o saldo.
Com essa atualização, o sistema de devolução do PIX ganha capacidade de rastrear com muito mais precisão o caminho percorrido pelo dinheiro. Isso significa que, mesmo que os valores sejam transferidos rapidamente para outras contas após o golpe, o sistema poderá acompanhar o rastro e permitir a recuperação do montante desviado.
Por Léo Santos




