OPERAÇÃO ESCUDO PROTETOR: POLÍCIA CIVIL COMBATE ALICIAMENTO DE MENORES EM AMBIENTE VIRTUAL EM CONQUISTA

A Polícia Civil da Bahia, através do Núcleo da Criança e do Adolescente de Vitória da Conquista, deflagrou nesta quinta-feira (19) a Operação Escudo Protetor. A ação teve como foco o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra crimes de aliciamento de menores, conforme o artigo 241-D do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Durante as diligências, as equipes conseguiram apreender diversos equipamentos que agora passarão por perícia técnica para identificar materiais ilícitos. No balanço da operação, foram retirados de circulação:

• 02 aparelhos celulares;
• 01 tablet;
• 01 CPU.

A operação resultou na condução de dois indivíduos à unidade policial. Um dos suspeitos acabou confessando que utilizava plataformas digitais e jogos populares para atrair e trocar imagens íntimas com adolescentes. Entre as ferramentas utilizadas para o crime estavam o jogo Free Fire e os aplicativos Discord, Telegram e WhatsApp.

Este trabalho investigativo foi realizado em uma parceria estratégica com a DEAM de Paranaíba, no Mato Grosso do Sul, unindo forças para apurar o armazenamento, compartilhamento e aliciamento de crianças e jovens em rede nacional. A Polícia Civil reafirma que o combate aos crimes virtuais é uma prioridade para garantir a segurança e a integridade da nossa juventude.

Por Léo Santos