
A Secretaria Municipal de Saúde acaba de atualizar os números das arboviroses em Vitória da Conquista com a divulgação do sétimo boletim epidemiológico de 2026. Na última semana, foram registradas 31 notificações suspeitas de dengue na cidade.
Por outro lado, as notícias são positivas para Zika e Chikungunya, que não tiveram nenhum novo registro no período.
Até agora, felizmente, não há registro de pacientes hospitalizados por conta dessas doenças em nosso município. Dos casos de dengue notificados recentemente, 23 são considerados prováveis, 3 foram confirmados e 8 já foram descartados pelas autoridades de saúde após análise.
No acumulado deste ano, Conquista já soma 175 notificações suspeitas de arboviroses. Desse total, temos 121 casos prováveis de dengue e 4 de chikungunya registrados até o momento. É importante reforçar que esses dados podem sofrer alterações, já que o sistema de informações é dinâmico e atualizado constantemente.
Os 23 casos prováveis de dengue da última semana estão espalhados por 15 localidades diferentes, mas dois bairros merecem atenção redobrada dos moradores: Brasil e Alto Maron, que registraram três notificações cada um.

O combate ao mosquito Aedes aegypti depende da atitude de cada um de nós. A orientação é clara e simples: nada de deixar água parada em vasos de plantas, pneus ou garrafas.
Mantenha as caixas d’água bem fechadas e as calhas sempre limpas. Além disso, o uso de repelentes é um aliado importante.
Se você sentir sintomas como febre alta, dores de cabeça e no corpo, manchas vermelhas na pele ou náuseas, não vacile: procure a unidade de saúde mais próxima imediatamente.
Vale lembrar também que a vacina contra a dengue está disponível para o público de 10 a 14 anos em todos os postos de saúde da cidade. Essa garotada faz parte do grupo que mais concentra hospitalizações, por isso a vacinação é fundamental para protegê-los.
Para dúvidas ou informações sobre o combate ao mosquito, o contato do Centro de Controle de Endemias é: (77) 3429-7421.
Por Léo Santos




