Prefeitura participa de oficina sobre Café do Planalto de Vitória Conquista.

Em parceria com a Prefeitura de Vitória da Conquista e com a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), o Sebrae realizou, na manhã desta sexta-feira (20), a Oficina de Planejamento 2020: Café do Planalto de Vitória da Conquista.

O evento aconteceu no auditório da Coopmac e contou com a participação de cafeicultores, gestores da Prefeitura e equipe do SEBRAE. “Nosso objetivo aqui foi fazer uma escuta ativa dos produtores e parceiros sobre quais são as necessidades que os cafés produzidos no Planalto da Conquista têm, para que a gente possa nortear nosso trabalho em 2020”, explicou a gerente regional do Sebrae Josenete Viana.

O secretário de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômica (Semtre), Claudio Cardoso, salientou que “a gestão atual é uma entusiasta em promover os cafés especiais aqui do Planalto da Conquista e o caminho é através de um projeto em parceria com o Sebrae e os produtores que têm como um de seus objetivos encurtar o caminho entre produtor e o consumidor final”.

Para o presidente da Coopmac, Jaymilton Gusmão, esse é um encontro histórico que traz um olhar para um problema que não é só do campo, mas também da cidade: “o campo e a cidade então conectados em todas as questões. Se o campo vai mal, a cidade vai pagar essa consequência. Por isso, reunir os produtores de café do Planalto da Conquista é de fundamental importância para que a gente crie essa consciência do que é o café de qualidade, de valorização do nosso produto”, destacou Jaymilton.

Atualmente, o Planalto da Conquista produz uma média de 1,9 milhões de sacas de café por ano. A parceria entre Sebrae, Prefeitura e Coopmac viabilizará a melhoria da qualidade do café e sua divulgação para o mundo, a exemplo da participação na Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte, que contou com a presença do café especial produzido na região.

Advertisement