Implantação dos cursos de Odontologia e Veterinária na Uesb é discutida na AL-BA

550x110_eutevi201604

herzem gusmao alba

Acontece nesta terá-feira (5), a Audiência Pública que discute a possibilidade de implantação dos cursos de Odontologia em Vitória da Conquista, e Medicina Veterinária em Itapetinga, ambos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). O encontro foi um apelo do deputado estadual Herzem Gusmão (PMDB).

“Desde 1960, Regis Pacheco já solicitava um pedido ao Governo do Estado para implantação de Odontologia, em Vitória da Conquista. E, em Itapetinga, o curso de Medicina Veterinária fomentaria a economia local, inclusive, por a região ser referência em agropecuária”, explicou o deputado peemedebista. O vice-reitor da Uesb, Fábio Félix, disse que a reitoria não é contrária a criação de novos cursos, mas argumentou que a instituição passa por um “problema estrutural”. Ele também sugeriu “um debate mais amplo, incluindo o Governo do Estado”.

A presidente da Associação dos Docentes da Uesb (Adusb), Márcia Lemos, também seguiu a mesma linha do vice-reitor. “A Adusb é favorável a expansão de novos cursos, mas demanda responsabilidade e financiamento público”, aproveitando o gancho para criticar o baixo orçamento destinado às instituições de ensino superior. “A Uesb perdeu 18 milhões desde 2013”, afirmou a presidente da Adusb.

O deputado Herzem fez um contraponto entre a implantação de novos cursos e a situação financeira das universidades estaduais. “Eu não aceito o discurso que o Governo não tem recursos. O discurso da falta de orçamento sempre existiu. Houve esse mesmo discurso em 2004, na implantação do curso de medicina em Conquista – que hoje é referência no país. Ou seja, a universidade impulsiona a economia local. O que precisa ganhar força é o debate político em prol do aumento de receita para as Universidades. Inclusive, é preciso que o orçamento do Estado passe pela Assembleia”, defendeu Herzem.

Participam da audiência o presidente da Comissão de Educação da AL-BA, Eduardo Sales (PP); a pro-reitora de Graduação da Uesb, Talamira Brito; o ex-prefeito de Itapetinga, Michel Hage; a ex-deputada estadual Virgínia Hage; o vereador de Itapetinga, Eliomar Barreira ‘Tarugão’ (PMDB); e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itapetinga, Adriano Alcântara.

Advertisement