Dia do Agente de trânsito: Uma questão moral

Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

A imprensa costuma apresentar elogios a todas as categorias de trabalhadores e até de momentos históricos. Pasmem os senhores e senhoras hoje 23 de setembro de 2016 desde a primeira hora do dia lembraram que “hoje era o dia do sorvete” do jornal Bom Dia Brasil ao programa de entretenimento Vídeo Show. Vários foram os comentários sobre o célebre sorvete.

Mas quero nesta data, 23 de setembro de 2016, chamar a atenção de todos para a beleza de uma profissão e de seus profissionais, trata-se dos meus colegas Agentes de Trânsito e sua nobre missão. Profissionais estes, que, não podemos descrever somente como fenômeno temporal, mas, sobretudo, como homens e mulheres que transformam o dia-a-dia das cidades das quais fazem parte ao assumirem seu dever profissional como propósito do seu próprio caráter. Um nobre propósito, promover a harmonia entre pedestres e condutores em meio ao caos que se tornaram os centros urbanos. Exemplo que deveria ser seguido por todos na luta contra os nocivos efeitos da famigerada globalização que promove a competição exacerbada, que educa para individualismo sadomasoquista e acaba destruindo aquilo que é mais valoroso no humano: o amor à vida.

Colegas Agentes de Trânsito da esfera federal – Polícia Rodoviária Federal, Agentes de trânsito da esfera estadual – Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar e DETRAN e em especial aos Agentes de Trânsito Municipais, nossa luta é árdua e injusta. Mas não desanimem nem se permitam levar pela avassaladora e contagiante moral neoliberal dos que comemoram a riqueza econômica do século XXI ou os desastres por ela provocados sem conseguir diferenciá-los. Não se deixem seduzir por esse modelo de moralidade, ele é que tem provocado o aumento do apartheid social entre ricos e pobres, transformado iguais em desiguais e causado a ruptura dos laços de fraternidade que unem a humanidade fazendo tudo isso parecer normal.

 Aos senhores parabéns pelo seu primordial dia, que ele seja memorável a despeito da indiferença daqueles que mesmo tendo a responsabilidade legal e moral se permitem seduzir pelas luzes deste século e esquecem da urgente necessidade de agir para erradicar os acidentes de trânsito que vitimam milhares dos nossos irmãos.

Parabéns! Que a ética profissional seja o radiante fundamento da sua atuação, ao ponto que cada agente possa dizer com orgulho que vale a pena realizar sua missão cada vez melhor, e, acima de tudo, sempre na certeza de que vale a pena ser Agente de trânsito pela vida, pois não há nada mais nobre do que dar a vida pelo irmão.

Seja o amor Deus e ao próximo a razão de seu viver!

*Herling Conceição é Policial Militar; “agente de trânsito de coração”, coordenou o órgão de trânsito de Vitória da Conquista – Simtrans; Atualmente pleiteia uma vaga na Câmara de Vereadores.

 

Fonte: Blog Transitar

Advertisement