CONSENSO NA BASE: Hermínio Oliveira será o presidente da Câmara de Vereadores

vereadores-2-768x576O prefeito eleito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão – apesar de sua convicção de que não deveria influenciar no processo de eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores para o próximo biênio – foi convencido do contrário pelos próprios vereadores de sua base e decidiu que vai arregaçar as mangas para eleger Hermínio Oliveira, do Partido Popular Socialista|PPS presidente do legislativo municipal.

Em reunião realizada neste sábado (19) com os onze vereadores de sua base de sustentação, Herzem Gusmão conduziu as conversas no sentido de haver consenso na bancada para escolha do futuro presidente, evitando constrangimentos políticos e fissuras internas. Cinco vereadores se colocaram como eventuais candidatos e Hermínio Oliveira obteve seis votos. Depois, angariou o apoio de mais dois.

Assim, ficou pactuado Hermínio como candidato único, tendo o vereador eleito Gilmar Ferraz (PMDB) como candidato a primeiro-secretario e o pastor Sidnei Oliveira (PRB) como primeiro ou segundo vice-presidente. Um documento – Carta de Compromisso –em nome da unidade foi subscrito pelos onze vereadores, ficando praticamente selada a vitória de Hermínio Oliveira, já que os governistas detém maioria.carta-compromisso-1-768x1016

Apesar de ter participado da reunião ao lado de sua vice, Irma Lemos (PTB), Herzem Gusmão fez questão de reafirmar a autonomia do poder legislativo, com o qual pretende ter uma relação de respeito e diálogo. Afirmou que envidará todos os esforços políticos para que Hermínio Oliveira seja eleito presidente da Câmara, mas que as relações entre os poderes serão pautados sempre pela independência.

 

Fonte: Blog do Fábio Sena

Advertisement