Projeto Conquista Rosa, Vitória Azul é o tema da Tribuna Livre

Adriana Gomes de Oliveira
Adriana Gomes de Oliveira

Representando o Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista, Adriana Gomes de Oliveira, utilizou a Tribuna Livre na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada nessa quarta (23), para divulgar o Projeto Social “Conquista Rosa, Vitória Azul”.

Adriana afirmou que o objetivo do evento é alertar para a prevenção do câncer de maior incidência nas mulheres, que é o câncer de mama, e nos homens, o câncer de próstata. Explicou que o nome do Projeto engloba o nome da cidade “para que Conquista vire referência para essas ações para maior participação da comunidade”.

A militar explicou que “agora levantamos a bandeira da prevenção do câncer de próstata. Homens tem maior resistência na questão da prevenção e precisamos estimular para que tenham mais ações nesse tema”.

Adriana informou que no mês de outubro, foi realizada uma palestra na CMVC sobre a prevenção do câncer de mama. “Houve uma blitz educativa levando informações sobre as duas patologias. Envolveu as Polícias Militar e Civil, a Rodoviária e o Corpo de Bombeiros, levando informação sobre a prevenção e o cuidado da saúde. Podemos fazer algo mais pela comunidade”.

No dia 26 de novembro, acontece o movimento social com a caminhada e feiras de saúde, sendo a concentração no colégio Paulo VI. “Estamos distribuindo camisas. Ela é grátis. Quem tem interesse basta ir com a identidade. Pretendemos facilitar o acesso de toda comunidade, principalmente carente”. Esclareceu que a inscrição é apenas para ganhar a camisa, não sendo necessária para participar do evento.

Adriana disse que no evento também acontece “a verificação de pressão arterial, glicemia capilar e outros cuidados, combate ao sedentarismo, pessoas da educação física, verificando massa corporal, índice de gordura e oficinas de beleza, visando o bem estar da qualidade de vida, limpeza de pele, corte de cabelo, massagem e dança”.

Finalizou que no dia 30 haverá uma palestra sobre prevenção do câncer de próstata na CMVC, às 19h, com o Dr Ricardo Luiz Ferraz, urologista, e Felipe Dantas, oncologista, abrindo espaço para a participação da comunidade.

Ademir Abreu (PT)
Ademir Abreu (PT)

Comentando o assunto tratado no espaço da Tribuna Livre, representando a Bancada de Situação, o vereador Ademir Abreu (PT) parabenizou Adriana Oliveira por estar à frente dos eventos que conscientizam as pessoas sobre os cânceres de mama e próstata. “A prevenção é fundamental”, destacou o parlamentar que atua como médico. O edil destacou a necessidade de que a população conquistense tenha acesso a especialistas a fim de prevenir e tratar o câncer, que, conforme ele apontou, descoberto no período inicial, tem 90% de chances de cura.

Arlindo Rebouças (PSDB)
Arlindo Rebouças (PSDB)

Falando em nome da bancada de oposição, o vereador Arlindo Rebouças (PSDB) lamentou a atitude do governo estadual: “Falta terceiro turno para Conquista. O governo do estado no segundo turno das eleições colocou caminhões para fazer mutirão até de cirurgia de próstata, depois que acabou eles retiraram”. Ele lamentou tal atitude afirmando que isso “é uma vergonha para a cidade”. Arlindo disse que pela legislação é obrigatório que se faça a cirurgia de câncer de próstata e que ainda não é realizada. “O paciente idoso tem que viajar para fazer a cirurgia e as vezes até morre porque não dá tempo fazer”. Acrescentou que “não tem maca para fazer mamografia. Não podemos aceitar isso”. Por fim, Rebouças disse que “o povo deu recado nas eleições e vai continuar dando em 2018, porque temos que mudar a saúde em nossa cidade e temos que conscientizar as pessoas, principalmente os homens, para a importância desse exame”.

Advertisement