Barragem que abastece Vitória da Conquista continua com 57% da capacidade

BarragemCom quase dez meses de racionamento, a barragem de Água Fria II, que abastece Vitória da Conquista, ainda está com pouco mais da metade da capacidade. Segundo o último levantamento da Embasa, o reservatório está com 57% da sua capacidade.E a tendência é que a situação piore. De acordo com a estação meteorológica da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), neste mês de março, por exemplo, choveu apenas 3,9 milímetros até agora em Vitória da Conquista. Menos de 5% por cento do esperado para todo o mês, que é de 87,4 milímetros.

Ainda conforme a Embasa, desde junho de 2016, o sistema de captação de água do rio Catolé, tem contribuído com cerca de 80% da oferta de água distribuída em Vitória da Conquista e também em Belo Campo, “enquanto as barragens estão sendo preservadas para que possam voltar a ter níveis mais seguros de disponibilidade de água”.

Racionamento

Desde o dia 23 de maio, Conquista enfrenta o seu terceiro racionamento de água. O calendário de abastecimento consiste em três dias com e três dias sem água. No entanto, moradores afirmam que, muitas vezes, a água só cai uma vez na semana, sendo insuficiente para realizar as principais atividades nas residências. Essa realidade tem sido muito comum nos bairros da Zona Oeste.

A Embasa explica que durante a vigência do regime preventivo de racionamento, algumas áreas são afetadas pela variação e redução da pressão da rede distribuidora, resultando em irregularidade na oferta de água.  Por este motivo, o fornecimento de água precisa sido complementado constantemente por meio de carros-pipa, de acordo solicitação dos moradores.

 

Fonte: Blog da Resenha Geral

Advertisement