Situação da Emurc é tema de audiência pública na Câmara

pmvcA situação financeira da Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc) esteve em discussão na audiência pública realizada na Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 14. A atual diretoria estima que, entre dívidas fiscais e débitos com fornecedores, a empresa deve aproximadamente R$ 36 milhões.

Além disso, a empresa não possui mais a antiga sede (na qual hoje funciona a Secretaria Municipal de Educação), e loteamentos que eram de sua propriedade foram  repassados para terceiros. Os equipamentos também estão em mau estado.

Segundo o diretor-presidente José William, esse quadro de dívidas comprometeu o crédito da Emurc. “A situação é de muita dificuldade. Mas eu tenho contado muito com a ajuda do prefeito municipal. O prefeito Herzem tem sido um entusiasta no sentido de que a gente possa recuperar a Emurc”, informou William.

Ainda de acordo com o diretor-presidente, o volume dos débitos levou a Justiça Federal a bloquear as contas da empresa. A Administração Municipal está buscando negociação para solucionar a questão.

“O prefeito municipal nos acompanhou nessas audiências. Conversamos com os juízes. Estamos fazendo um levantamento da real situação da empresa para que a gente possa, junto à Fazenda Nacional, junto à Receita Federal, estabelecer uma negociação. No momento, está mais ou menos sob controle. Mas a gente tem que enfrentar, porque a situação é grave, os débitos são muitos”, afirmou William.

Auditoria – Durante a audiência, José William informou que uma auditoria foi iniciada na Emurc na última segunda-feira, 13. Segundo ele, não há prazo para o término do procedimento. “Auditoria, de um modo geral, tem a finalidade de apurar a real situação de toda e qualquer empresa. E o prefeito municipal está fazendo auditoria na Administração como um todo. E a Emurc, por ser uma empresa pública, ele determinou que também seja feita essa auditoria”, explicou.

“A finalidade é a gente conseguir fazer um levantamento da real situação da empresa, demonstrando a situação do passivo e do ativo”, acrescentou o diretor-presidente.

Para o vereador Luís Carlos Dudé, líder do Governo na Câmara e responsável por solicitar a realização da audiência, é importante trazer para o público as discussões sobre a situação da empresa.

“Costumo dizer que dificilmente você vai passar por uma rua ou uma avenida da cidade que não tenha uma obra da Emurc. Praças, jardins, feiras… Então, é uma empresa constituída para ser uma empresa do crescimento e do avanço da cidade de Vitória da Conquista”, afirmou Dudé. “Nosso pensamento é trazer a realidade que a empresa vive hoje, e tentar buscar uma solução em relação a todos os problemas envolvidos com a Emucr, e de que forma que a gente pode contribuir”, concluiu.

A empresa – Fundada em 1977, e descrita por vários participantes da audiência como “um patrimônio de Vitória da Conquista”, a Emurc se dedica à implantação de planos urbanísticos, além de executar e fiscalizar serviços de caráter econômico. Sob sua responsabilidade hoje está a execução de várias obras de infraestrutura, como o corredor perimetral e a recuperação asfáltica de mais de uma dezena de vias que funcionam como corredores de ônibus.

 

Fonte: PMVC

Advertisement