Durante todo o mês o Simtrans realiza em Vitória da Conquista o ‘Maio Amarelo’

TV-SudoesteDurante todo o mês de maio o Simtrans realiza em Vitória da Conquista uma campanha para orientar e conscientizar os motoristas sobre a falta do cinto de segurança e o uso do celular ao volante, que é a infração de trânsito mais frequente na cidade.

Uma combinação perigosa e que coloca em risco a vida de todos no trânsito: usar o celular dirigindo é uma infração gravíssima, com sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293, 47. Mas ainda sim tem motorista desrespeitando a lei. Das dez mil autuações registradas de janeiro a abril deste ano em Vitória da Conquista, 23,48% são por uso de celular ao volante.

“Desde novembro do ano passado, essa multa teve um reajuste e a gente esperava que com este reajuste o motorista se conscientizasse mais” disse o agente de trânsito Tiago Barros. “Na realidade, no nosso município, ainda não está acontecendo [a conscientização] e esse é um dado alarmante e preocupante porque o maior índice de acidentes é causado pela falta de atenção e o celular é o principal vilão dessa situação” completou o agente do Simtrans.

No flagrante da reportagem, o motociclista aproveita o sinal fechado para usar o celular. O semáforo abre e mesmo assim o homem continua mexendo no aparelho telefônico. “Ele deve sim manter sua atenção durante todo o tempo e configura sim infração ele utilizar o celular mesmo nesse interrupção momentânea que é a parada, chamada, no semáforo” comentou Barros.

segundo o Simtrans 65% dos acidentes sem vítimas em Vitória da Conquista envolvem o uso de celular ao volante e a maior parte desses acidentes são por causa de distração do motorista.

Para prevenir acidentes, o Movimento Maio Amarelo visa chamar a atenção dos motoristas, a irresponsabilidade no trânsito tem consequências. “Ele [o condutor] tem de ter a consciência de que não utilizar o cinto ou então utilizar o celular enquanto dirige vai colocar em risco a vida dele e de outras pessoas” finaliza o agente. Assista a matéria da TV Sudoeste:

 

Fonte: Blog Transitar

Advertisement