Racionamento em Conquista completa um ano, mas ainda não tem data pra acabar


Há exatamente um ano, os conquistenses estão enfrentando o mais longo racionamento da história da cidade. Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), o abastecimento de água em rodízio ainda não tem data para terminar.

Esse é o terceiro racionamento enfrentado por Vitória da Conquista, que sofre com a escassez de água há muitos anos. Desde maio de 2015, a cidade está dividida em dois grupos e os moradores de cada grupo recebem água três dias sim, e três dias não. No entanto, em vários bairros a reclamação da população é que o calendário de abastecimento definido pela Embasa não é cumprido. Assim, em algumas localidades da zona urbana, carros-pipa fazem o abastecimento das residências. O que também acontece em vários locais da zona rural.

Nesse momento, a barragem de Água Fria II, que abastece a cidade, está com 77% da sua capacidade. Uma situação bem melhor do que a registrada no início do racionamento, há um ano. Naquela oportunidade, a barragem estava com 34% da capacidade devido à falta de chuvas. Apesar da melhora, a Embasa ainda não põe fim ao racionamento. De acordo com a empresa, a quantidade de água atualmente na barragem não seria suficiente para atender a demanda atual por muito tempo.

 

Fonte: Blog da Resenha Geral

Advertisement