Limpeza Pública: Prefeitura faz balanço das ações no primeiro semestre de 2017

Mais de 46 mil toneladas de lixo e entulho foram recolhidos nesses primeiros seis meses do Governo Mais Perto de Você. Mutirões de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Públicos alcançaram bairros, povoados e equipamentos públicos de Vitória da Conquista, contribuindo para a saúde pública e para o melhor convívio social.

Coleta de lixo – No total, já foram recolhidas mais de 31 mil toneladas de resíduos sólidos, domiciliares, públicos e de feiras livres na cidade. A transformação no aspecto das feiras é notada por quem passa pelas feiras livres. Na Ceasa, por exemplo, a instalação da caixa compactadora, uma medida aparentemente simples, mudou o aspecto e  a higiene do local.

PEV’s – Para essa nova paisagem, a Prefeitura implantou também novos projetos como os Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) onde contêiners de 30 metros cúbicos são utilizados para o descarte de entulho. Foram instalados oito pontos, sendo que cada um conta com dois servidores para monitorar o procedimento. Os carroceiros e  a população em geral descartaram cerca de 15 mil toneladas de entulho nesses PEV’s.

Cata-Bagulho – Outra contribuição para a organização da limpeza pública vem da Operação ‘Cata-Bagulho’ que já passou por 34 locais, orientando a população sobre o descarte adequado de lixo e recolhendo objetos acumulados na via pública ou em residências visitadas. Foram recolhidos 163 toneladas desse tipo de material.

“Dentro da expectativa da Secretaria, do próprio prefeito e da comunidade, que tem agradecido pelo serviço prestado, nós temos um avanço muito grande na limpeza de nossa cidade”, declarou o coordenador municipal de Limpeza Pública, Joaquim Ernesto Vieira.

Segundo o coordenador, a decisão do gestor municipal em assinar o contrato emergencial com a Empresa Torre, válido por 180 dias, para coleta dos resíduos sólidos, administração do Aterro Sanitário e auxílio nos mutirões foi importante para este progresso.

Joaquim Ernesto citou que esta semana a coordenação de Limpeza está com quatro frentes de trabalho devido a esse contrato. Na manhã desta terça-feira, 27, funcionários da Torre e servidores municipais realizavam mutirões de limpeza nos Campinhos, Henriqueta Prates, Recanto das Águas e Vila Elisa, além da higienização do Parque da Lagoa das Bateias, que conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente.

Messias Libarino retornou a Campinhos há um ano e montou um comércio no local. Ele, em companhia do sócio Carlos Santana, falou da limpeza em seu bairro: “É interessante. Fica o bairro bonito e as pessoas passam por aqui e vêm que o local está limpinho e a gente vai dando um voto de confiança ao prefeito, pois está fazendo alguma coisa”.

 

Fonte: PMVC

Advertisement