Apesar das chuvas recentes, obras do Corredor Perimetral seguem em andamento


Apesar das intensas chuvas que caíram em Vitória da Conquista nos últimos dois meses, as obras do Corredor Perimetral continuaram em andamento. De acordo com a Coordenação de Obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a velocidade dos serviços tenha sido aproximadamente 30% mais baixa nos meses de junho e julho, devido à necessidade de interromper o trabalho seguidas vezes, mas, ainda assim, houve alguns avanços.

No trecho 2 da obra, situado entre as avenidas Gilenilda Alves, na região do bairro Boa Vista, e Olívia Flores, nas proximidades da Universidade Federal da Bahia (Ufba), foi instalada  uma rede de drenagem com 60 metros de extensão, formada por duas filas com manilhas de 1,5 metro de diâmetro, cada uma. Essa rede será responsável por receber as águas pluviais que descem do bairro Candeias, conduzindo-as por um canal que avança aproximadamente 250 metros pela futura avenida, e depositando-as numa galeria de concreto armado com 4,15 metros de largura, 46 metros de extensão e 2,7 metros de altura.

Ainda conforme a Coordenação, outra galeria, com idênticas dimensões, construída poucos metros adiante dali, receberá as águas pluviais pelo canal que vem em sentido contrário. Após passar por elas, as águas serão despejadas no rio Verruga, que passa por ali.

Além disso, foi feito um aterro nas duas margens do canal de drenagem, pelas quais, futuramente, serão construídas as duas vias da pista do Corredor Perimetral. A obra prevê ainda, ao longo do trecho 2, quatro pequenas pontes, chamadas tecnicamente de “pontilhões”.

Com investimentos próximos a R$ 60 milhões e cerca de 12 quilômetros de extensão, o Corredor Perimetral é um empreendimento previsto para o município no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Mobilidade Urbana. A nova via começará na Avenida Brumado, seguindo pela Lagoa das Bateias e pelo Loteamento Cidade Modelo e avançando pelos bairros Patagônia e Coveima.

 

 

Fonte: Blog da Resenha Geral

Advertisement