Inadimplência no comércio cai pelo quarto mês consecutivo na Bahia

O percentual de famílias com dívidas recuou em novembro de 2018, na comparação com o mês anterior, passando de 46,6% para 46,1%, e em relação ao mesmo período de 2017, quando a inadimplência havia alcançado 52%. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (FECOMÉRCIO-BA).

Entre os índices apresentados pelo documento, o subíndice de Nível de Endividamento mostra que a proporção das famílias com que se consideram muito endividadas fechou a 14,1% no mês de outubro. Na comparação com o mesmo período de 2017, houve queda de 5,9%. O cartão de crédito é apontado como principal tipo de dívida por 87,8% das famílias entrevistadas. Em seguida, vem o crédito pessoal (7,3%) e, em terceiro lugar, o carnê (10,1%).

A economista da CNC, Marianne Hanson, ressalta que as taxas de juros em patamares mais baixos também constituem um fator favorável a esse resultado. “A proporção de famílias inadimplentes diminuiu tanto na comparação mensal como na anual, acompanhando um patamar menor de endividamento e redução do comprometimento da renda destinada ao pagamento de dívidas”.

 

Fonte: A tarde

Advertisement