Projeto Trançando Áfricanidades: A África está em nós

Neste último sábado, dia 24/11/18, foi realizada pela manhã em homenagem à Semana da Consciência Negra, a culminância do projeto Trançando Áfricanidades: A África está em nós , na Escola Municipal Perícles Gusmão Régis.
Este projeto proposto pela Secretaria de Educação- SMED, tem como objetivo principal, educar para a diversidade étnico-racial, ressaltando a importância e valorização da cultura negra para a formação de nossa sociedade e de nossa identidade nacional.
Segundo a Coordenadora da escola, Damazilde Oliveira, nunca imaginávamos ter a oportunidade de explorar pedagogicamente a riqueza sociocultural da África sob a ótica da valorização, rompendo com a lógica vinculada ao processo de escravidão. Pelo contrário, trabalharmos os valores africanos a partir da sua história, da arte, da culinária, dos festejos, da religião, e sobretudo, o legado afro-brasileira na música e nos costumes.
Nossos alunos jamais esquecerão a experiência que tiveram neste projeto.
Agradecemos a Greissy Leôncio Reis, coordenadora do Núcleo de Diversidade (SMED), como também a diretora Tânia Batista, a vice-diretora Paula Matos de Moura e todos as professoras, monitoras e profissionais da escola que se envolveram no projeto. Agradecemos também a nossa convidada para a contação de histórias africanas a formadora Nilmara.
São estas práticas pedagógicas que fazem da escola um espaço de transformação, aprendizagem e respeito, pautados na desconstrução de atitudes discriminatórias.

Advertisement