Bahia precisa olhar exemplo de Salvador para melhorar Ideb, diz ministro da Educação

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados em setembro, mostraram que a Bahia se mantém com o pior índice entre os estados do Brasil. Para o ministro da Educação, Rossieli Soares, uma ação para ajudar a reverter esse quadro seria analisar medidas que deram certo em outros locais. Um exemplo disso, segundo o ministro, é a própria capital baiana.

“É difícil comentar um indicador especificamente da rede estadual, tem muitos desafios. O que a Bahia precisa olhar é que tem bons exemplos, Salvador é um exemplo de crescimento constante e que precisa ser observado aqui dentro. Não estou falando de uma outra cidade, de outro lugar do país, com realidades distintas, a gente está falando de Salvador, que tem mostrado que funciona e que pode melhorar. A Bahia precisa olhar pra os bons exemplos daqui de dentro”, defende Soares.

A declaração foi feita logo após o FNDE em Ação, evento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (13), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB). O prefeito ACM Neto esteve entre as autoridades presentes na ocasião.

Em contato com o Bahia Notícias, o ministro também comentou que o currículo montado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já foi enviado ao Conselho Estadual de Educação, que agora debate o texto. O objetivo é garantir essa aprovação até o início de janeiro para que o novo currículo seja implantado ainda em 2019.

Além disso, Soares confirma que o governo federal “está trabalhando” para implantar um terceiro instituto federal na Bahia. “Vai ser distribuído regionalmente e reorganizado com os outros dois que existem”, adintou.

Fonte: Bahia Noticias

Advertisement