Herzem reabre auditoria na Emurc para apurar denuncias da gestão Guilherme Menezes

Em março de 2017, o prefeito Herzem Gusmão (MDB), deu início a 1ª auditoria na história da Emurc – Empresa Municipal de Urbanismo de Vitória da Conquista. O relatório apontou uma série de problemas na empresa, inclusive dívida de mais de R$ 40 milhões, e sequestro bancário em qualquer valor que fosse depositado em conta.

O contrato celebrado entre a Prefeitura e a Emurc, para a pavimentação asfáltica de 13 ruas em sete bairros, apresenta evidências de irregularidades com repasse de mais de R$ 700 mil, e várias ruas sem asfalto.

Sindicância

A Prefeitura divulgou no Diário Oficial a portaria 1448, da Secretaria de Administração, que inicia uma sindicância administrativa para apurar denúncia de irregularidades que teriam ocorrido em 2015 e 2016, relacionadas ao contrato 688-25/2015, assinado entre a Prefeitura e a Empresa Municipal de Urbanização de Conquista (Emurc), para a pavimentação asfáltica de 13 ruas.

Segundo apurou o Blog de Giorlando Lima (…) Também fomos informados de que o servidor da Semob encarregado de atestar a conclusão das obras de asfaltamentos das 13 ruas de vários bairros em 2015 e 2016 já constituiu advogado e estaria disposto a colaborar com a sindicância prestando informações além das que constam do sistema da Semob, como forma de atenuar eventuais punições. Fizemos contato com o advogado, Gutemberg Macedo Júnior, que confirmou ter sido constituído pelo servidor nos termos informados pela nossa fonte, mas disse que só poderá falar a respeito se autorizado pelo cliente, em razão do sigilo

Auditoria

Por força da apuração, a Prefeitura solicitou a reabertura de auditoria com a mesma empresa que atuou em 2017.

No período de 2015 e 2016, o prefeito era Guilherme Menezes (PT), na Semob – Secretaria de Mobilidade Urbana, era titular, Luís Alberto Sellmann, e Mizael Bispo, na presidência da Emurc.

Recuperação

Ao longo da atual gestão, em apenas 2 anos, a Emurc foi recuperada e vem transformando a cidade com as obras do PAC e Finisa.

Em janeiro de 2017, a cidade registrava mais de 70 mil buracos, e a Emurc não tinha sequer 1 Kg de asfalto na usina.

A Empresa vive momento raro, com a credibilidade, e recuperada junto aos fornecedores e servidores. O prefeito Herzem Gusmão tem proclamado: “Deus abençoando e o nosso Governo avançando”.

 

Fonte: Resenha Geral

Advertisement