Operação Cata-Bagulho recolhe mais de 800 toneladas de lixo em Vitória da Conquista

Desde que foi implantada pelo Governo Municipal, em 2017, a Operação Cata-Bagulho já recolheu 817 toneladas de lixo em Vitória da Conquista. A ação está presente em todos os bairros da cidade e também na zona rural, coletando objetos volumosos e sem serventia que não são aceitos no sistema de coleta de lixo convencional, a exemplo de móveis, eletrodomésticos, pneus e estofados.

A ação tem se mostrado altamente eficiente na limpeza pública da cidade. Por meio dela, a Prefeitura tem realizado o descarte correto desses materiais, que antes eram comumente abandonados de forma irregular pela população, gerando uma série de transtornos. Agora, o material coletado é destinado, em sua maioria, ao Aterro Sanitário Municipal e às cooperativas de reciclagem da cidade.

Além de desempenhar ações educativas e de cuidado com o meio ambiente, a Operação Cata-Bagulho também presta um importante papel à saúde da população. Um exemplo é a sua contribuição no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Para isso, Secretaria de Serviços Públicos elabora seu cronograma em consonância com o Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (Lira), aferido pela Secretaria de Saúde. Somando-se com os outros esforços na área, os resultados são evidentes: no primeiro trimestre deste ano, foi apontada uma redução superior a 60% no número de casos das doenças ligadas ao mosquito, se comparado ao mesmo período no ano passado.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos, a iniciativa é pioneira no sudoeste baiano. “A Operação Cata-Bagulho tem se mostrado eficaz no combate ao descarte irregular destes materiais, que eram anteriormente despejados em terrenos baldios, vias e praças públicas. Os cuidados com a limpeza pública, saúde e meio ambiente têm sido uma marca do Governo Municipal”, afirma.

Cronograma – Na última semana, a ação esteve presente no bairro Vila América. Nesta semana, a comunidade do Bateias II será beneficiada com a coleta. Já no período de 8 a 17 de agosto, será a vez do Loteamento Jardim Sudoeste, Loteamento Santa Terezinha, Loteamento Copacabana e imediações receberem a Operação Cata-Bagulho.

Advertisement