Ministério da Saúde suspende temporariamente o fornecimento da vacina pentavalente

SONY DSC

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a vacina pentavalente – que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e hemófilo B – está em falta nas Unidades Básicas de Saúde do Município.

Em tempo, informa ainda que a distribuição da vacina é de responsabilidade do Governo Federal. Dessa forma, o município recebe os lotes do Estado e apenas redistribui para as unidades de saúde, na medida em que eles chegam. O Ministério da Saúde comunicou, por meio de Nota Informativa Nº 190/2019, a interrupção do fornecimento do imunizante por conta de lotes reprovados em teste de qualidade, feitos pelo Instituto Nacional de Qualidade em Saúde (INCQS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde o mês de agosto.

A previsão é de que a distribuição dos novos lotes da vacina pentavalente seja restabelecida nas unidades de saúde a partir do mês novembro. Mas, ainda assim, a Prefeitura reitera que a Vigilância Epidemiológica do município continua trabalhando no monitoramento de todos os casos suspeitos de doenças imunopreveníveis.

Advertisement