Investimento no Ideb: Escolas municipais recebem aulas preparatórias para a avaliação Saeb.

A Avaliação acontecerá entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro

Desde o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) tem visitado as turmas do 5º e 9º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino para a realização de aulões de Língua Portuguesa e Matemática com o objetivo de prepará-los para a Avaliação SAEB, anteriormente chamada de Prova Brasil. A Avaliação acontecerá entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro.

A avaliação é realizada pelo Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação com a finalidade de avaliar a qualidade do ensino e produzir indicadores educacionais para o Brasil. O resultado da avaliação é um dos responsáveis pela geração do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2018, Vitória da Conquista alcançou a nota 4,7 para os alunos do 5º ano, que é maior do que a média histórica do município e, para 2019, a meta é superar ainda mais esse resultado.

De acordo com o coordenador pedagógico para o fundamental I, Lucas Rabelo, os aulões têm o objetivo de instigar os alunos para o desenvolvimento das aprendizagens esperadas já abordadas ao longo do ano letivo. É um momento diferente, estimulante e de reforço do trabalho que já está sendo realizado no dia a dia pelos professores com suas turmas. A professora Kátia Prado acrescenta que esses momentos com as turmas são importantes para que os estudantes aprendam de forma lúdica e motivante. “O dinamismo das aulas contribui tanto para o crescimento pessoal do aluno quanto para a prova. As crianças aprendem que o uso da Matemática e da Língua Portuguesa serve para o cotidiano e, assim, conseguirão ter um melhor desempenho na prova que é tão importante para medir o desenvolvimento da educação. Além disso, ela nos estimula a melhorarmos a cada ano em busca de uma educação com cada vez mais qualidade” – diz a professora Kátia.

Além dos aulões, a Smed tem realizado formações mensais com professores e coordenadores dentro do Programa Educar para Valer que é realizado em parceria com a Fundação Lemann.

Advertisement