Secretaria de Saúde impede realização de mutirão de castração apoiado pela UESB

Com o objetivo de prevenir possíveis doenças e reduzir a quantidade de ninhadas indesejadas de animais em Vitória da Conquista, está sendo desenvolvido o projeto intitulado VET NÔMADE.

O mutirão de castração acontece em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), atráves do projeto de extensão “Ações educativas sobre o cuidado com animais domésticos e de rua para promoção da saúde única”, coordenado pela professora Gabriele Marisco, com o médico veterinário Rodrigo Mendes.

Porém o projeto tem encontrado resistência por parte da Vigilância Sanitária do município. Em entrevista a MEGA, o veterinário afirmou que a entidade não queria protocolar a documentação que foi entregue.

“A gente veio no passado para poder entregar toda a documentação e eles (a vigilância sanitária) tiveram certa resistência na hora de receber e protocolar isso, que eles nem queriam protocolar, uma vez que estou com toda a documentação. Caberia a eles dizer depois se seria válido ou não”, disse.

Rodrigo pontuou que a cobrança para o órgão é a apresentação de um documento que comprove a não validação do projeto. “O que estamos cobrando é um documento dizendo se não está válido e o porquê. E que se fundamente. Por que já estamos na Justiça movendo uma ação contra o nosso conselho de classe, que ainda não se esgotaram nossos recursos, e eu preciso disso para protocolar  e eles estão me negando”, destacou ele.

Em nota, a Secretaria de Saude informou que os fiscais da Vigilância Sanitária atenderam a uma determinação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA) e do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), para não autorizar a realização do mutirão de castrações de cães e gatos, que seria promovido pelo Médico Veterinário Rodrigo Mendes Carvalho Martinez (CRMV-BA 5659), na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Confira a nota na íntegra

“Em nota divulgada no site da Instituição, o Conselho tornou público desde o mês de setembro que o profissional não possui qualquer autorização para realização de mutirões de castração ou campanhas que envolvam a esterilização cirúrgica de cães e gatos em todo o Estado da Bahia.

A Vigilância Sanitária esclarece, ainda, que emitiu um documento baseado também pelo setor jurídico da Secretaria Municipal de Saúde, indeferindo a ação que seria promovida pela Associação Terra Verde com o médico veterinário Rodrigo Mendes.

“Entende-se que o papel da Vigilância Sanitária é um conjunto de ações capazes de diminuir ou prevenir riscos à saúde. Se tratando da não realização da castração móvel, que aconteceria nesse fim de semana em Vitória da Conquista, existe um parecer do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA) que informa o risco do procedimento cirúrgico”, afirma Maico Mares, coordenador de Vigilância Sanitária.

A Vigilância Sanitária enfatiza seu compromisso com a saúde pública em respeito aos preceitos legais e aos critérios de segurança envolvendo os animais e a população em geral.”

Fonte: Mega Rádio VCA

Advertisement