Prefeitura faz limpeza e conscientização em feiras da cidade

Diariamente, um trabalho especial de limpeza geral, varrição e recolhimento de resíduos resultantes da realização das feiras é realizado por equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Nesta quarta-feira (11), por exemplo, uma equipe trabalhou durante a noite na manutenção da Central de Abastecimento, no centro.

Já na manhã desta quinta (12), outra equipe atuava no Mercado do Bairro Brasil e na área externa, onde acontece a tradicional feira, de sexta a domingo. O objetivo é oferecer mais qualidade de higiene para os feirantes e frequentadores das feiras livres e mercados populares de Vitória da Conquista.


Equipe da Prefeitura atuando à noite na Ceasa

“A gente entende que as feiras geram uma quantidade grande de lixo, mas ao mesmo tempo elas devem se conservar da forma mais limpa possível, por conta do comércio de carnes, laticínios, biscoitos, frutas e verduras. Então, a gente não mede esforços para garantir a manutenção desses espaços”, afirma o secretário Luís Paulo Sousa.

Os esforços ao que o secretário se refere envolvem 98 funcionários, com carrinhos de mão, vassouras e pás, além de um caminhão-pipa para lavagem. Na feira do Alto Maron, os comerciantes elogiam. “É muito bom, maravilhoso mesmo. Todo dia, toda hora, tem gente limpando aqui”, afirma a vendedora de verduras, Andréia Brito.


A lavagem acontece em cada feira pelo menos uma vez por semana

Luzeni Cunha, que trabalha na feirinha do Bairro Brasil, também aprova a manutenção do local. “De hora em hora eles passam varrendo, fica bem organizadinho. E sempre falam pra gente manter tudo limpinho. Eu faço a minha parte, retiro a sujeira, deixo tudo bonitinho. A lixeira está logo ali do lado”, disse.

De acordo com o setor de limpeza urbana, as feiras dos bairros Brasil, Patagônia, Alto Maron e o Ceasa produzem cerca de 260 toneladas de resíduos por semana.


Equipe trabalha desde cedo no Mercado do Bairro Brasil

Colaboração dos comerciantes – Ao todo, são mais de 1700 comerciantes nas feiras e mercados da cidade. A Prefeitura conta, principalmente, com a colaboração deles para manter a higiene dos espaços. “A gente está sempre conversando com os comerciantes e orientando quanto ao descarte correto dos resíduos. Há lixeiras, containers, tonéis e caixas coletoras para receber resíduos de diferentes tamanhos e até mesmo em grandes quantidades. Todos esses recipientes são desocupados diariamente pela equipe de limpeza”, explica o secretário.

Para garantir a ordem e a limpeza, fiscais da Prefeitura também atuam diariamente nas feiras, contribuindo com a organização e o bem-estar de todos.

Advertisement