Prefeitura realiza reunião para criação do Fórum Contra Violência e Proteção à Vida dos Adolescentes

Na última quinta-feira (12), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realizou a primeira reunião para implantação do Fórum Contra Violência e Proteção à Vida dos Adolescentes.

Participaram da reunião adolescentes integrantes do Núcleo de Cidadania Adolescente (NUCA), representantes da Polícia Civil, da Fundação da Criança e do Adolescente da Bahia (Fundac), Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), entre outras unidades socioassistenciais.

O Fórum tem por objetivo ampliar a discussão sobre violência juvenil. Neste primeiro encontro, ficou deliberado que o Fórum será constituído formalmente por meio de decreto municipal. “A ideia é que o Fórum possa ser um espaço permanente de discussão sobre a situação da violência contra os adolescentes. E hoje, a participação dos adolescentes foi fundamental para o início de nossas discussões, pois eles nos trouxeram as vivências de seus territórios”, informou a coordenadora da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, Camilla Fischer.

Objetivo do Fórum é a prevenção de casos de violência contra jovens

Para o investigador da Polícia Civil, Cláudio Santiago, é muito importante o poder público se preocupar com a questão da violência contra os jovens. “A criação desse espaço é muito importante para buscarmos entender como funciona a violência contra os jovens em nosso município”, destacou Santiago.

A representante do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Uesb, Lucimeire Passos, ressalta a importância da criação do Fórum: “O Fórum é muito importante porque ele é formado pela rede de proteção à criança e ao adolescente. Então, essa rede irá dialogar e discutir quais são os pontos importantes pra fazer a prevenção contra a violência, reavaliar as posições dos serviços, programas e projetos que atendem a esta demanda, irá avaliar o trabalho do dia-a-dia e fazer parcerias para viabilizar oferta de mais serviços”.

Advertisement