Vitória da Conquista é destaque no Brasil por ações desempenhadas no Programa Saúde na Escola

Notícia boa! Vitória da Conquista se destaca entre os municípios com mais ações desempenhadas no Programa Saúde na Escola (PSE) em todo o Brasil, durante o ano de 2019.O Programa é uma estratégia dos Ministérios da Saúde e da Educação que tem o intuito de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades.

Aqui em Vitória da Conquista, as ações do biênio 2019/2020 foram planejadas por um Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) composto por membros das Secretarias de Saúde e Educação. Somente durante o primeiro ano de adesão ao Programa, foram realizadas 13.469 ações do programa em 98 escolas da rede municipal que participam do Programa Saúde na Escola, o que levou Conquista a ser o 4º município do Brasil com mais ações do Programa.

“As ações do PSE são desenvolvidas nas escolas, mas quem executa são as unidades de saúde com apoio de outros parceiros, como o CAAV (Centro de Atenção à Vida) e os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Cada equipe de saúde tem a sua escola de referência. Algumas equipes têm mais de uma escola, pois abrange as instituições de ensino que estão naquele território da Unidade de Saúde”, explica Gabriela Marques, Apoiadora Institucional e responsável pelo PSE na Atenção Básica.

O programa conta com o elenco de 12 ações que envolvem diversas áreas relacionadas a alimentação saudável, saúde bucal, práticas corporais de atividades físicas, cidadania e direitos humanos, verificação da situação vacinal das crianças, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, dentre outros. “As ações realizadas pelo Programa visam promover o bem-estar das crianças e adolescentes dentro e fora da escola, uma vez que os alunos levam as orientações recebidas também para a família. Por isso, recebemos com grande alegria essa notícia que representa o reconhecimento do empenho de toda a equipe que compõe o PSE em realizar as ações propostas e atender o maior número possível de crianças e adolescentes em todas as escolas cadastradas no programa”, comemora Júlia Alves, coordenadora do Núcleo de Educação Infantil.

Ação realizada em 2019 com avaliação antropométrica e nutricional dos alunos rede municipal de educação

A Diretora de Atenção Básica, Julieide Rosa, destaca o empenho dos profissionais envolvidos nesse resultado: “Quero agradecer imensamente todo apoio dos nossos servidores da Atenção Básica que assumiram com muito brilhantismo as ações do PSE em cada Unidade. Todos são fundamentais para o êxito dessas ações que agora nos agracia e nos honra com essa posição de 4º lugar no Brasil”.

Advertisement