Personalidade Conquistense deixa mensagem de Natal

A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida, obrigada amigos e amigas conquistenses por todo carinho, gratidão pela vida de cada um de vocês.
Um “vírus minúsculo” se apossou de nossas vidas e de nossos pensamentos, frustrou planos e destruiu sonhos. “O futebol no estádio, o cinema, os concertos, a viagem de férias, a festa de casamento”: foram tantas as coisas das quais tivemos que abrir mão.
Os alunos irritados e as famílias exaustas que tiveram que aguentar as imposições contra a covid-19 nas esferas do ensino e da vida profissional; os artistas, os proprietários de restaurantes, os hoteleiros e os lojistas – todos aqueles, enfim, que hoje temem por sua existência.
Um natal completamente diferente.
Uma celebração de amor, sim! Mas precisamente nestes dias em que queremos estar bem próximos uns dos outros, temos que manter distância. Nós, eu inclusa sentimos falta de amigos e parentes que não pudemos ver ao longo de todo o ano. Muitos idosos e doentes continuam sozinhos para se protegerem do vírus.
As mulheres e homens que, neste momento, lutam contra o vírus nas unidades de terapia intensiva. As pessoas próximas que se preocupam com eles, aqueles que perderam a batalha contra a doença. Muitos sofreram uma morte amarga e solitária, e todos eles fazem falta.
Uma nação forte, ao mesmo tempo, a pandemia mostrou como a sociedade pode ser forte “se cuidarmos e estivermos ao lado uns dos outros”.
Nossa nação é uma nação forte, vamos conseguir!
Se todos colaborarem e o Estado fizer a sua parte, o Brasil sobreviverá a esta crise.
E num raro sentimento de cidadania sairemos fortalecidos, isso pode servir de alento em outras crises, desde as mudanças climáticas até o combate à fome e à pobreza.
Uma maioria sensata para aqueles que, na atual crise, duvidam do Estado e da sociedade.
Em tempos de incerteza, aprendemos que podemos confiar em nossa democracia. Discordamos a respeito do caminho certo a ser tomado, mas, no final, tomamos decisões em conjunto. Aqueles que negam o perigo do vírus costumam ser bastante barulhentos, de fato, mas a grande maioria é sensata.
O progresso em direção aos esforços da vacinação em massa oferece ainda um vislumbre de esperança em meio à pandemia. Peço a todos e todas que se vacinassem, num gesto de “solidariedade social”.
E como as bases para os esforços de imunização foram estabelecidos, com o início da campanha previsto para os próximos dias este Natal também será uma festa da esperança!
Minhas expectativas para 2021, é que os nossos governantes possam não somente amenizar a difícil situação, mas também trazer um pouco de ânimo à população: Ainda temos um longo e árduo caminho pela frente. Porém, já podemos ver a luz tão esperada no fim do túnel ficando mais brilhante.
Tudo depende, de quão longa será essa estrada. Se todos permanecerem “sensatos e pacientes”, logo será novamente possível fazer muitas coisas das quais tivemos que abdicar por esse tempo.
Arrisco inclusive um prognóstico para daqui a um ano: Podemos esperar comemorar o próximo Natal do jeito que amamos: ao redor da nossa família, com nossos amigos, com abraços e cantorias. Que essa perspectiva nos ajude a embelezar esses dias festivos atípicos.
Feliz Natal a todos!
Um abraço fraterno,

Lucimar Cruz

Advertisement