Limeira:A professora Juliana e seu esposo Josué, estão de parabéns pelo projeto Biblioteca Comunitária; saiba como ajudá-los

O Blog do Léo Santos parabeniza à professora Juliana juntamente com o seu esposo Josué, pela iniciativa da Biblioteca Comunitária na região da Limeira.

Temos a honra de mostrar aqui no nosso blog o trabalho deles, e pedimos a todos vocês leitores e seguidores, que os ajude a seguir firme nesse proje

“Adoro ler, por isso me tornei professora. Por questões de saúde não estou mais em sala de aula. O desejo de continuar desenvolvendo ações de estímulo à educação e à cultura é parte fundamental de quem eu sou. O que me mantém de pé.

A maior parte dos livros que li ao longo da vida veio de empréstimos de amigos e parentes e do acervo de bibliotecas da escola e da universidade. Dessa forma, sempre entendi o livro como um objeto coletivo, um receptáculo de histórias que nos faz viajar por outros lugares, tempos e vidas, um instrumento que não pode pertencer a um indivíduo isolado. E mais, por seu potencial, deveria ser acessível a todos, fazer parte da cesta básica como o arroz e o feijão. Infelizmente, em nosso país não há políticas públicas sistemáticas para facilitar o acesso aos livros. Isso sempre me incomodou. Queria fazer algo para mudar essa situação. Junto com meu esposo começamos a pensar em alguma ação que alcançasse a comunidade rural da qual fazemos parte há sete anos, o povoado Cabeceira da Jiboia, região da Limeira em Vitória da Conquista na Bahia.
O que fazer? Onde? Como? Com quem? Com que recursos? Foram perguntas que ocuparam nossos pensamentos por alguns anos. Finalmente, nos últimos meses, amadurecemos a ideia de, junto com amigos, criarmos uma biblioteca comunitária.
E agora, por onde começar? Pelo começo. Cedemos um salão em nosso sítio para ser a sede, começamos a espalhar a notícia e pedir doações de livros pelas redes sociais e de boca em boca. Recebemos contato de muitas pessoas do Brasil e principalmente da comunidade, dispostas a ajudar a construir esse que passou a ser um sonho coletivo.
No momento, precisamos adaptar o prédio para que esteja apto a receber visitação e funcionar durante a semana. Queremos estar prontos para abrir quando a pandemia estiver controlada e o conjunto da população for vacinado. Esperamos contar com a disponibilidade de voluntários que aceitem trabalhar em turnos alternados para garantir o acesso das crianças, jovens e adultos ao espaço. Paralelo a isso, estamos fazendo uma campanha para receber doação de livros de literatura. Contaremos com parceiros para serem pontos de recebimento na cidade. Nosso intuito é que, além do serviço de empréstimo de livros, esse espaço seja um centro cultural, com atividades divertidas para os leitores, como rodas de conversa, saraus, exibição de filmes, dança e teatro. Não contamos com recursos financeiros, mas o desejo de contribuir certamente nos levará a encontrar apoiadores.
Semear livros, ajudar crianças e jovens a aprenderem com alegria, trabalhar em equipe colaborativa e solidariamente são princípios que nos norteiam.
A cereja do bolo é a homenagem que faremos a todas as mulheres da zona rural, que com seu trabalho duro, amor, dedicação, sabedoria e cuidado semeiam a vida na terra e na história de seus parentes e amigos. As mulheres são, sem sombra de dúvida, o esteio da comunidade. Escolhemos como símbolo do cuidado feminino e da fibra da mulher do campo, a querida moradora local Dona Iraci, esposa de Seu Joel. Sendo assim, esse projeto receberá o batismo de: Biblioteca Comunitária Donaraça.
Para maiores informações entre em contato com Juliana Brito e Josué B. Santana através do
Facebook: Juliana Sbrito
Instagram Juliana.sbrito2020
WhatsApp 77 98037350
Aceitamos doações de livros de todos os gêneros literários e para todas as faixas etárias. Não receberemos livros didáticos.
Você também pode entregar na Rádio Brasil FM, na rua Lions Clube,n°02(é só dizer que a doação é pra Biblioteca Comunitária, da Limeira).

Josué Brito Santana é professor da rede estadual de ensino, psicólogo, especialista em Alfabetização pela UESC, mestrando em Letras pela UESB.
Juliana S. de Almeida Brito foi professora da rede estadual em Poções e Vitória da Conquista e da rede municipal de Anagé. Especialista em Avaliação pela UNEB/IAT e História Social do Trabalho pela UESB. Atualmente é coordenadora do Clube de Leitura Um Dedin de Prosa e Poesia.”

 

Advertisement