A cidade agradece: APAE comemora 44 anos em Vitória da Conquista

Em 01 de março de 1977 foi fundada na liderança de Thereza Arlinda Hughes Guerreiro e demais parceiros a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vitória da Conquista, sendo a primeira instituição conquistense voltada para o atendimento de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla do município.

A primeira instalação da entidade foi na Avenida Expedicionário, nº 215, Bairro Recreio.

Na época os alunos matriculados eram divididos em três grupos de trabalho: Grupo 1: era voltado para crianças que pela primeira vez frequentavam a escola para passarem por um processo de formação de hábitos e socialização; Grupo 2: alunos em processo de desenvolvimento cognitivo por meio da alfabetização que frequentavam a escola no turno oposto, e o Grupo 3: alunos alfabetizados que avançavam no processo de aprendizagem.

Os alunos também participavam de atividades de psicomotricidade, artes, terapia ocupacional, formação de hábitos, atividade da vida diária (AVD), jardinagem, música e educação física.
Quatro anos depois de sua inauguração a Apae de Vitória da Conquista mudou de endereço e passou a funcionar na Rua Portugal, s/n. Só em 1990 a instituição foi transferida para a sua sede própria na Avenida Rosa Cruz, nº 135, Bairro Recreio onde funciona atualmente.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vitória da Conquista – Ba (Apae/VC), filiada à Federação Nacional das Apaes, se caracteriza como uma sociedade civil, filantrópica, de caráter cultural, assistencial e educacional com duração indeterminada.

Podem ser citadas, a título de exemplo, algumas das deficiências atendidas pela Apae: Síndrome de Down, TGD-Autismo, Paralisia Cerebral, Deficiência Intelectual, Deficiência Múltipla.
São aproximadamente 530 educandos com idade entre zero a 60 anos e seus familiares, divididos em dois turnos de atendimento. No matutino estão os educandos de 03 à 14 anos e no vespertino os que possuem idade superior a 14 anos, mais dois grupos de estimulação precoce com idade entre zero a 03 anos.

Serviços Oferecidos:
-Defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla;
-Prevenção da incidência de deficiência;
-Assistência Social às pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e seus familiares;
-Habilitação e reabilitação para pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla;
-Serviço de acolhida e acompanhamento psicossocial da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla;
-Visita Domiciliar;
-Projeto Terapêutico SUS: A Apae de Vitória da Conquista numa parceria com o SUS/Secretaria de Saúde do município, através da portaria 1635/GM de 12 de setembro de 2002. Inicialmente é feito uma triagem por uma equipe multiprofissional para diagnosticar suas necessidades de atendimento, e em seguida são encaminhados para os procedimentos necessários. O Serviço é composto por: psicoterapia, neurologia, fonoaudiologia, fisioterapia, atendimento psicopedagógico, psicomotricidade e orientação familiar

Atividades Desenvolvidas:
-Estimulação Precoce;
-Estimulação Sensorial e Psicomotora;
-Educação Precoce;
-Pré-escola;
-Ensino Fundamental I;

Atendimento Educacional Especializado:
– Oficina de Linguagem;
– Oficina de Natureza e Sociedade;
– Oficina de Lógica;
– Oficina Terapêuticas Protegidas;
– Oficina Terapêutica Intensivas;
Oficina de Informática;
Brinquedoteca;
Centro de Convivência e Fortalecimento de Víncul1- Projeto
1- Arte e Movimento: o Projeto promove atividades Artísticas, Culturais e Esportivas por meio das oficinas de Canto Coral, Musicalização, Dança, Balé Infantil, Teatro, Percussão, Capoeira, Natação, Atletismo, Futsal, Academia ao Ar Livre;
2- Projeto Qualificar Para Incluir: Programa de Formação profissional da Apae de Vitória da Conquista:
– Oficina Profissionalizantes (Artesanato, Serigrafia, Corte e Costura e Culinária);
– Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho (Seleção, Treinamento, Encaminhamento, Acompanhamento);
– Loja Arte e Presente da APAE na qual comercializamos os produtos produzidos nas oficinas de Artesanato;
3- Clube de Pais;
4- Eventos de promoção, divulgação da garantia de direitos dos nossos usuários e de aproximação entre os usuários, familiares e a comunidade:
– Dia da Família; Festa Junina; Pedágio da Apae; Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla; Semana de Artes; Confraternização Natalina, entre outros.

Advertisement