Semdes realiza oficina formativa sobre estudo de caso no campo do SUAS

A oficina está acontecendo no auditório do Centro de Convivência do Idoso​

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) está realizando, até quinta-feira (28), a oficina formativa “Estudo de Caso no campo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, ministrada professora Déborah Akerman, mestre em psicologia e coordenadora do Curso de Especialização em Política de Assistência Social da PUC Minas.

Segundo o secretário Michael Farias, este é mais um investimento do governo municipal para fortalecer a política de educação permanente do SUAS. “Essa oficina materializa o compromisso da nossa gestão com a maior tecnologia da Assistência Social: seus trabalhadores. Sendo assim, essa atividade formativa permitirá compreender melhor as realidades de nossos usuários, o que garantirá uma melhor intervenção dos nossos trabalhadores. Com isso vamos construindo um SUAS mais forte e mais qualificado”, explicou Michael.

A oficina tem por objetivo instrumentalizar as equipes técnicas que atuam nas unidades socioassistenciais no estudo de caso, que é um importante instrumento técnico que compõe o universo das ferramentas do trabalho social com famílias. “O estudo de caso é o primeiro processo do trabalho social com as famílias, então, para gente poder fazer um plano de acompanhamento familiar, um plano individual de atendimento, ele sendo bem feito, aprofundado, ele já o próprio acompanhamento”, explicou Déborah.


Déborah aborda escopo do estudo de caso no SUAS e subsídios para aplicação no contexto da prática dos trabalhadores

Para a Ivonilce Dantas Oliveira, psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Rural, a oficina está sendo muito importante porque faz parte do fazer das equipes de referência. “É importante que a gente entenda, compreenda a metodologia. Que gente possa aprimorar nosso conhecimento para podermos fazer um trabalho mais efetivo com as famílias atendidas em nossa unidade”, declarou Ivonilce.

Advertisement