
Na manhã desta sexta-feira (12), a prefeita Sheila Lemos recebeu uma visita para lá de especial: um grupo 60 crianças, estudantes do Colégio Galileu. Elas chegaram alegres, mas sem algazarra. Entraram no gabinete em fila organizada pelas professoras e foram recebidos e cumprimentados, um a um, pela prefeita. Antes do gabinete, o grupo visitou outros setores da Prefeitura. Fazendo perguntas e conhecendo servidores.
A visita não estava marcada, mas a prefeita, que estava se preparando para gravar um programa de rádio, mandou abrir a porta e convidou os pequenos para entrar. No gabinete, curiosos como é próprio de meninos e meninas, conversaram, fizeram perguntas e cantaram junto com Sheila parabéns pelos 181 anos de emancipação política de Vitória da Conquista.
A ação faz parte do projeto escolar “Minha cidade é minha história”, em celebração ao aniversário da cidade. Os estudantes, na faixa etária de quatro a sete anos, estão conhecendo ambientes turísticos, culturais e históricos, a exemplo da Praça Tancredo Neves, da Casa Memorial Régis Pacheco e da Catedral Nossa Senhora das Vitórias. Assim que soube da visita das crianças ao prédio da Prefeitura, a prefeita Sheila Lemos fez questão de encaixar em sua agenda o encontro com elas.
Para Sheila, foi uma alegria fazer parte desse momento de construção de cidadania. “Essa turminha tão pequena querendo conhecer o gabinete e saber o que é feito aqui. Isso é muito importante, a gente consegue mudar a nossa comunidade e a nossa cidade, sim, desde a primeira infância. É muito bonito o que a escola tem feito, mostrando a cidade para essas crianças e mostrando de onde que saem as decisões para fazer da cidade, todo dia, uma cidade melhor”, afirmou a prefeita.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Colégio Galileu, Flaviane Amorim, o objetivo é proporcionar conhecimento, valorização e respeito à história de Vitória da Conquista. “Nossa visita à prefeitura contou com a presença da ilustríssima prefeita Sheila Lemos, que nos recebeu com muito carinho e atenção. Conhecer a prefeita pessoalmente foi um momento muito importante para nossas crianças, que puderam estabelecer uma relação direta entre a gestão municipal e os pequenos cidadãos de Vitória da Conquista. As crianças amaram conhecer essa figura representativa do município”, contou.

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) resolveu recomendar ao Município de Brumado que suspenda ou revogue o Decreto Municipal (nº 5.584/2021), que desobrigou o uso de máscara facial em razão da pandemia da Covid-19, em local aberto ou fechado, em todo o território da municipalidade. O MP frisou que o decreto está em desacordo com legislação estadual mais protetiva, que é a Lei Estadual (nº 14.261/2020), que prevê a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção a todas as pessoas em circulação externa nos municípios baianos. Conforme o Ministério Público, o decreto deverá ser suspenso até que sejam apresentados os critérios técnicos-científicos e o plano elaborado para evitar o aumento do risco de contágio em decorrência da medida adotada. O prefeito também deverá encaminhar ao MP, no prazo de cinco dias úteis, as informações relativas às providências adotadas para o cumprimento da medida recomendada, justificando e comprovando eventual impossibilidade de atendê-la. A recomendação leva em conta o atual estado da pandemia na Bahia, no país e em todo mundo.
Após dois casos confirmados da EBB (Encefalopatia Espongiforme Bovina), conhecida como “mal da vaca louca”, em setembro, no Mato Grosso e em Minas Gerais, a doença que também afeta humanos voltou a assombrar o Brasil nesta quinta-feira (11). O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), no Rio de Janeiro, notificou dois casos suspeitos da doença. Os pacientes são uma mulher de 59 anos (origem ainda em investigação) e um homem de 55 da cidade de Duque de Caxias. De acordo com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), no entanto, os casos não têm relação com a doença do mal da vaca louca, o que também foi informado pela Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. “Os casos suspeitos não têm relação com consumo de carne bovina ou subprodutos contaminados com Encefalite Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da vaca louca”, afirma o Mapa em comunicado. Investigação da doença Os pacientes estão em isolamento no Evandro Chagas de Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que aponta a inflação oficial do país, teve um crescimento de 1,25% em outubro, após registrar uma taxa de 1,16% em setembro. A variação de outubro é a maior desde 2020. Os dados divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a elevação foi motivada pela alta nos valores dos combustíveis. De acordo com os dados do IBGE, a inflação acumula uma alta de 8,24% no ano e de 10,67% nos últimos 12 meses, acima do registrado nos 12 meses imediatamente anteriores (10,25%). Trata-se do maior índice para um intervalo de 1 ano desde janeiro de 2016 (10,71%).


A ornamentação da Praça Tancredo Neves para o Natal Conquista de Luz já começou a ser preparada. Servidores da Prefeitura estão trabalhando na colocação das estruturas que receberão as lâmpadas de led. Para este ano, a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer optou por um projeto com novidades. A previsão é que a iluminação natalina comece a funcionar no dia 6 de dezembro.

A criação da Bolsa Social Maria da Penha, que oferece um auxílio financeiro às mulheres em situação de vulnerabilidade social, que estejam ameaçadas ou tenham sido vítimas de violência doméstica, familiar e de gênero foi sugerida ao governo do estado. A proposta é da deputada estadual Kátia Oliveira (MDB).
