Vídeo: Mensagem da prefeita Sheila Lemos sobre volta às aulas e pandemia

“Estamos vivendo um momento muito delicado, quando a população está diante de uma dupla ameaça, da variante Ômicron do novo coronavírus, e do vírus H3N2, que transmite a Influenza.

A taxa de contaminação está muito alta em todo o país e em nossa cidade, nos dois casos.

Nos últimos cinco dias já foram confirmados mais de 1.500 novos casos de Covid-19 e cinco mortes em Vitória da Conquista. A cada dia mais gente adoece e mais gente, infelizmente, pode morrer.

Esse cenário levou a Secretaria Municipal de Educação e a rede privada de ensino a adiar por uma semana o início das aulas na rede municipal e nas escolas particulares.

Foi uma decisão tomada de forma consensual, em uma demonstração de zelo para com nossos estudantes, principalmente as crianças, e com os trabalhadores da Educação.

Algumas pessoas protestaram e a gente até compreende. Há uma ansiedade natural e legítima pela normalidade em todos os setores. Pais e filhos estavam preparados para voltar às aulas, porém, o alto risco de contaminação pede um pouco mais de paciência.

A escola é um ambiente de agrupamento prolongado, de interação física e não pode ser local de risco. É diferente do bar, do restaurante, do clube, onde a pessoa pode escolher ir.

Ir para a escola, para a faculdade é uma necessidade, os pais e alunos, responsáveis que são, sabem que não podem faltar. Por isso, o retorno às aulas precisa ser com mais segurança. Vamos dar esse tempo de uma semana, para avaliarmos a situação.

O mais importante é evitar adoecer. Os hospitais estão cheios. A vacinação avança, mas ainda tem muita gente que não se vacinou.

Peço, mais uma vez, aos pais, aos estudantes, que procurem compreender a gravidade da situação.

Vamos esperar um pouquinho mais. Vamos salvar vidas.

Que Deus nos abençoe.
Forte abraço.”

Advertisement