Planetário começa a abrir sexta à noite para público em geral e tem novidades em 2022

A partir desta sexta-feira (18), o Planetário Professor Everardo Públio de Castro, ligado à Secretaria Municipal de Educação (Smed), vai ter uma sessão a partir das 18h30, favorecendo o público que não pode comparecer nas duas sessões que acontecem no período da tarde (14h30 e 16h30). Para assistir, é necessário fazer agendamento pelo telefone (77) 3421-4271.

Tina Rocha, que está à frente do planetário, acrescenta outras novidades para o ano de 2022. Em breve, começará a projeção de um filme sobre o Sol. “Inclusive, nós conseguimos com uma empresa americana a autorização para exibir um filme espetacular sobre Marte por três meses. A liberação para início da projeção deve ser entre os meses de agosto e setembro”, adiantou Tina.

De acordo com Tina, outra ideia é o projeto “Planeta Arte” que permitirá a exposição das obras artísticas dos professores e servidores da Smed no espaço. “Também vamos convidar dois artistas que, além de mostrar as suas obras físicas, vão apresentar como se utiliza a arte digital. Um professor vai usar uma tela digital e mostrar como ele trabalha, e uma jovem artista plástica vai mostrar à juventude como é que você faz arte usando o celular”, conta.

Para o público infantil será desenvolvido o projeto “Dois Pedacinhos de Vidro”, para alunos da rede municipal e privada, “Nós vamos exibir o filme que tem o nome Dois Pedacinhos de Vidro. Ele conta a história do Telescópio. Depois, na segunda etapa, vamos ensinar as crianças a construir sua própria luneta”.

 

Tina Rocha esclarece que em virtude da pandemia, apesar da capacidade total da cúpula ser de 150 pessoas, as sessões estão recebendo no máximo 70. “Estamos sendo rigorosos nos procedimentos determinados pela vigilância”. Acrescenta que a idade mínima ideal é cinco anos. “Antes desta faixa etária, não vai ter muito sentido para a criança”.

As sessões, que acontecem de terça a quinta-feira, continuam destinadas aos alunos da rede municipal, escolas e profissionais da Smed. Para as escolas particulares e público em geral, estão destinadas as sessões de sexta-feira. Entretanto, no caso da instituição de ensino privada, havendo disponibilidade, poderá ser atendida em outro dia da semana.

Advertisement