Prefeitura incentiva práticas esportivas par

O cenário esportivo brasileiro ainda é marcado pela desigualdade de gênero. Segundo o relatório “Movimento é Vida” mais recente, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNDU), a prática de exercícios físicos por mulheres no país é 40% inferior aos homens.

 

Disposta a reverter esse quadro em Vitória da Conquista e por acreditar na equidade de gênero e no protagonismo das mulheres, a Coordenação de Esportes, ligada à Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), tem incentivado a prática de diferentes modalidades esportivas para o público feminino.

“Temos procurado oferecer às mulheres, por meio dos nossos projetos sociais, algumas modalidades esportivas, nas quais elas possam mostrar suas potencialidades, conquistar bem-estar psicológico, bem como superar os limites e estimular a socialização”, comentou o coordenador de Esportes, Luciano Pina.

 

Atualmente, estão sendo oferecidas as seguintes modalidades: futebol, futsal, judô, karatê, muay thai, jiu-jitsu, capoeira e vôlei. Mas, a coordenação já avalia a possibilidade de disponibilizar outras modalidades, como basquete, handebol, xadrez, baleado, dança e boxe. Todas as atividades acontecem no Estádio Municipal Edvaldo Flores.

A estudante Sara Marques, de 9 anos, teve uma das duas aulas semanais de judô na tarde desta quarta (2). Praticante do esporte há mais de três anos, ela conta sua relação com a arte marcial. “Eu gosto, eu amo fazer judô. Me deixa mais corajosa, me dá mais alegria”, disse.

Enquanto isso, Maria Eduarda Oliveira (13 anos) e Alice Pereira (21 anos) faziam o treino de vôlei, que iniciaram há cerca de quatro meses. “Eu acho muito bom, principalmente as novas amizades. E a questão do esporte é super importante, eu acho que todo mundo deveria ter pelo menos uma prática”, avaliou a estudante Maria Eduarda.

Alice é universitária e já havia praticado vôlei com amigos. De acordo com ela, o treino orientado tem sido uma experiência gratificante. “A gente vai ter oportunidade de jogar um amistoso e fazer uma copinha, que o professor mesmo está organizando com algumas outras escolinhas de vôlei aqui em Conquista. Essa motivação a mais e poder praticar o esporte com mais objetivo”, afirmou.

Podem participar da iniciativa mulheres de seis a 60 anos de idade, a depender da modalidade escolhida. A inscrição pode ser feita em horário comercial, no Estádio Municipal Edvaldo Flores, que está localizado na Avenida Bruno Bacelar, s/n, no bairro Alto Maron.

Mais informações, pelo telefone (77) 3421-8757.

Advertisement