Governo Municipal entrega novos equipamentos que serão utilizados na educação inclusiva e infantil

Na noite da última sexta-feira (20), no auditório do Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae), antes mesmo de a Prefeitura fazer a entrega simbólica dos novos equipamentos destinados à educação inclusiva e infantil na Rede Municipal de Ensino, os pequenos Bernardo Porto, de 5 anos, e Laura Amaral, de 4, já experimentavam o potencial da mesa digital Play Table.

O equipamento, que acaba de ser adquirido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), possui jogos, livros digitais, aplicativos e várias outras ferramentas direcionadas ao aprendizado das crianças em fase de letramento. No total, a mesa oferece mais de 700 atividades pedagógicas. “Achei interessante”, sintetizou Bernardo.

Bernardo e Laura estudam no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tia Zaza, ao lado de outras 195 crianças com idade entre 3 e 5 anos. Em breve todos os estudantes dessa faixa etária, em Vitória da Conquista, terão a mesa digital Play Table à sua disposição, em suas respectivas unidades de ensino.

A Smed adquiriu 85 exemplares do equipamento e já começou a distribuí-lo entre as unidades de ensino. A expectativa é que, dentro de um mês, o dispositivo esteja devidamente disponível em todas as creches, CMEI’s e escolas que oferecem a educação infantil no município.

A vice-diretora do CMEI Tia Zaza, Lucelle Ferraz, já consegue antecipar as possibilidades apresentadas pelo novo dispositivo, pois o contato com equipamentos audiovisuais é algo familiar às crianças de hoje. “O manuseio digital é uma realidade das crianças. Isso já é de domínio delas. Então, o reflexo dessa novidade será por meio da interação e da motivação que elas vão ter. A mesa digital desenvolve uma aprendizagem mais lúdica”, avaliou Lucelle.

O outro equipamento, entregue à Rede Municipal na mesma ocasião, foi o Tix Letramento, cujo público preferencial será formado pelos estudantes com necessidades especiais. Trata-se de um programa munido de plataformas que permitem a realização de atividades pedagógicas e o aprendizado a alunos que fazem uso das salas de atendimento educacional especializado. O Tix Letramento será distribuído entre as 16 salas desse tipo que atualmente estão ativas na Rede Municipal de Ensino.

A Smed adquiriu 28 unidades do Tix Letramento, já que a programação de futuras ações da Prefeitura inclui ampliar esse tipo de atendimento por meio da duplicação do número de salas de atendimento educacional especializado, saindo das atuais 16 e chegando a 28.

Representantes de entidades e instituições de outros setores participaram do ato de entrega dos equipamentos e avaliou a iniciativa da prefeitura. O defensor público Luciano Trindade considerou o ato digno de comemoração. “Quando vemos ações como essa, ficamos muito felizes”, exultou. “A Defensoria Pública observa essa iniciativa como algo espetacular, do ponto de vista social”, acrescentou Trindade.

O promotor da Vara da infância e da Adolescência, Marcos Coelho, elogiou a aquisição dos materiais: “É uma área que tem que ser prioridade no município. Sem uma educação de qualidade, uma população não tem qualquer perspectiva”. E, ao mesmo tempo, registrou a necessidade de que os professores sejam orientados sobre o uso dos equipamentos – um processo de capacitação que já foi iniciado pela Smed. “É necessário que os profissionais sejam capacitados a manejar esses equipamentos”.

“Todos trabalhamos juntos por uma sociedade mais justa, onde a educação seja uma prioridade desde o início”, disse a prefeita Sheila Lemos.

A prefeita Sheila Lemos dedicou atenção ao mesmo assunto: a necessidade de que os profissionais que vão lidar com os equipamentos estejam capacitados para essa tarefa. “Não adianta termos todo tipo de tecnologia se não tivermos um investimento nas pessoas. Todo esse investimento só vai servir se nós tivermos professores comprometidos”, disse a gestora.

Sheila ainda informou sobre as dificuldades com que o Governo Municipal tem de lidar, devido à ausência de recursos mais volumosos para a educação. Citou, a título de exemplo, os valores que o Governo Federal destina ao município para serem investidos em cada um dos estudantes com necessidades educacionais especiais: R$ 5 mil por ano. “As dificuldades são enormes, mas estamos trabalhando todos os dias para resolver essa situação”, informou a gestora, convidando o público a fazer uma reflexão: “Temos certeza de que a educação é o pilar de uma sociedade. Mas como fazer isso? Aí, vem o querer fazer”, explicou Sheila, que mencionou ainda a busca por parcerias que possam viabilizar maiores investimentos. “Sem os parceiros, não vamos conseguir fazer nada”, afirmou a prefeita.

“Vamos arregaçando as mangas e fazendo o que é possível. Todos trabalhamos juntos por uma sociedade mais justa, onde a educação seja uma prioridade desde o início”, acrescentou Sheila.

“A Defensoria Pública observa essa iniciativa como algo espetacular, do ponto de vista social”, disse o defensor público Luciano Trindade.

Representando a Câmara de Vereadores, o líder do Governo Municipal na Casa, Nildo Freitas, relembrou os investimentos feitos pelo Governo Municipal na área da educação. “Temos presenciado o empenho e a dedicação que a prefeita Sheila Lemos vem tendo para proporcionar uma educação de qualidade para as nossas crianças e os nossos jovens”, disse o vereador.

O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, descreveu ao público as dimensões do investimento na aquisição das mesas digitais e do Tix Letramento. “Essa decisão coloca Vitória da Conquista entre os municípios que cumprem as metas da educação para todos, defendidas pela Unesco”, afirmou Larry. “Este é o maior investimento que a educação especial já recebeu eu nosso município”, complementou.

Advertisement