Secretário de Desenvolvimento Social vai à comunidade quilombola Barreiro do Rio Pardo e assegura apoio da Prefeitura

O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, acompanhado da coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Olinda Pereira, visitou, na manhã desta sexta-feira (27), a comunidade remanescente quilombola Barreiro do Rio Pardo, no distrito de Inhobim.

Morando na beira do Rio Pardo com distância de mais de 100 quilômetros da sede do município, as 54 famílias enfrentam muitos desafios, que foram acentuados por conta das fortes chuvas do mês de dezembro e janeiro, ocasião em que foram resgatados com ajuda de helicóptero do exército brasileiro, operação que foi notícia em todo Brasil.

Essa história não foi esquecida pela comunidade, que continua sendo assistida pela Prefeitura por meio da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

Na conversa com os moradores, Michael Farias destacou as ações do Governo Municipal na comunidade, como a oferta de abrigo para os desalojados e desabrigados, atendimentos socioassistenciais e fornecimento de cesta básica. “Estou aqui a pedido da prefeita Sheila Lemos, para ouvir e ver de perto as demandas, pois sabemos que algumas dificuldades causadas pela chuva ainda permanecem e é obrigação do governo municipal construir soluções, dentro do que for possível, a essas demandas para melhorar a vida de vocês aqui”, declarou Michael.

A presidente da associação de moradores, Íngride Ribeiro, informou sobre a situação das famílias, lembrando a dificuldade do acesso para Conquista e para Encruzilhada, município que faz divisa com o povoado. “Essa visita do secretário foi muito boa, porque a gente tem certeza de que ele vai passar nossas demandas para prefeita, isso vai fazer com que as coisas mudem por aqui”, avaliou Íngride.

Maicon Queioz Batista, de 31 anos, que mora na comunidade há mais de quinze, contou que é a primeira vez, desde que ele foi morar lá, que um secretário de governo visitou a comunidade. “Agora, depois da chuva, nós estamos tendo a oportunidade de conhecer a equipe da prefeitura. Mas nossos problemas sempre existiram, antes mesmo das chuvas, esperamos que agora a gente seja atendido”, explicou Maicon.

Advertisement